terça-feira, 1 de março de 2016

Musica com Historia 010316812

Valerie Ekoume é uma cantora camaronesa que nasceu na França. Ela cresceu num ambiente onde a música não era estranha, por isso desde crianção desenvolveu essa paixão pela musica especialmente para cantar.

Ambicioando sempre o melhor, em 2005 Valerie Ekoume decidiu ingressar na escola Americana de Musica Moderna, uma instituição especializada na formação de músicos, em Paris. Durante cinco anos aperfeiçoou o treino e reciclagem de voz.

A cantora tem inúmeras colaborações no seu percurso, entre outros com Youssou Ndour, Alain Barrière, Maceo Parker, Courtney Pine, Passi, MC Solaar, Papa Wemba, Rokia Traoré, Kaissa Doumbe, Etienne Mbappé, Meiway Kofi Olomide, Coco Mbassi e Lulendo.

Durante oito anos teve aulas ao lado de Manu Daibango na alma Makossa Gang e Maraboutik Big Bang. Esta colaboração permite-a participar em vários festivais importantes em todo o mundo: Festival de Cannes, Womad, Jazz em Viena, Ziget e Couleur Café, entre muitos outros.

Embora tenha passado a maior parte de sua vida em França, Valerie tem um acessório especial para a sua língua original, o Duala. Ela disse que se reúnem em Duala sons da música, a emoção, a verdade como ela. Sabe que nessa língua,  faz mais do que cantar porque de alguma forma lhe pertence.

Valerie apresenta seu primeiro álbum a solo “Djaalé” fruto de três anos de trabalho e colaboração entre o cantor (Autor-compositor-Performer) Nwogang Guy (baterista-percussionista e compositor), que é o produtor do álbum.

O disco é um convite para viajar, explorar mundos que coexistem sem quebrar, cada especificidade que permite a Valeria  Ekoume contribuir para o enriquecimento da musica do mundo.

A riqueza do álbum Valerie Ekoume também devido à riqueza humana que se abre, graças ao grande número de músicos que participaram. Estes músicos talentosos do mundo e de diferentes países, têm cada um trouxe a chave universal própria.

Vamos ouvir Valerie Ekoume na interpretação de "Djaalé"


Sem comentários:

Enviar um comentário