quinta-feira, 5 de março de 2015

Musica com Historia - 050315559



Hugh Masekela sul africano, começou a cantar e tocar piano quando criança. Aos 14 anos, depois de ver o filme jovem com um chifre (em que Kirk Douglas interpreta um personagem modelado), convenceu-se que queria tocar trompete. Sua primeira trombeta foi-lhe oferfecido pelo arcebispo Trevor Huddleston, um capelão na Escola Secundária de São Pedro, que era contra o regime segregacionista da África do sul.

Huddleston perguntou ao líder da Ban da Musical- local se podia ensinar Masekela a tocar. Masekela rapidamente dominou o instrumento. Logo, alguns de seus colegas de escola também se interessaram em tocar, o que levou a formação do Huddleston Jazz Band, primeira orquestra de jovens da África do Sul. Em 1956, depois de liderar outros conjuntos, Masekela juntou Alfred Herbert Revue Jazz Africano 's.
 
Desde 1954 Masekela toca musica que contam a sua historia de vida, a agonia, os conflitos e a exploração que o seu país enfrentou durante as décadas de 1950 e 1960. Sua música recriminou o apartheid, escravidão, o governo, as agruras que as pessoas viviam.
 
Na sequencia de uma digressão pela africa do sul da banda Manhattan Brothers em 1958, Massekela participou do musical King Kong, que foi o primeiro grande sucesso nesse país, tendo como cabeça de cartaz, Miriam Makeba e Nathan Mdledle. Este musical foi mais tarde apresentado em Londres por dois anos.

Temos hoje Hugh Masekela na interpretação de “Thanany

Sem comentários:

Enviar um comentário