sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Musica com Historia - 311014470



Hoje vamos conhecer a cantor da Guine Conakry de cultura fulani, Maimouna Barry. Uma das primeiras músicas da região de Fouta Jalon a rodar no programa.

Maimouna Barry e a irmã Léga Bá, são originárias de famílias nobres de Fouta Djalon, na Guiné Conakry. Estiveram recentemente em Abidjan, na Costa do Marfim, a preparar um trabalho musical, gravado  no Estúdio JBZ, em Cocody.

 Vamos ouvir no programa de hoje Maimouna Barry a interpretar a música "A Nebhoyi".

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Musica com Historia - 301014469

"Without Love ... I Have Nothing” é uma canção escrita por Danny Small e originalmente gravada por Clyde McPhatter em 1957 a versão de McPhatter chegou ao número seis na R & B Best Seller chegando e a 19ª posição na Billboard Hot 100.


Ao longo dos anos a canção foi gravada por vários artistas, incluindo Ray Charles, Elvis Presley, e Oscar Toney. Em 1969, Tom Jones gravou a versão de gráficas bem mais  sucedida da música, e chegou a número cinco sobre os EUA Hot 100 e número um na parada de escuta fácil no início de 1970. 

No Canadá, o single foi número um em 100 Melhores Singles nacionais da RPM a marcar o Dia dos Namorados (14 de Fevereiro), de 1970 em 1978, esta canção foi regravada pela cantora filipina Sam Sorono  (1950-2008) em seu Sings Greatest Hits álbum LP Tom Jones 'com a EMI Records. Em 1996, Ike Turner lançou um álbum com o título "Without Love ... I Have Nothing".

Hoje vamos ouvir a versão de Tom Jones de "Without Love".

Cabo Verde participa em Kuona Afrika Festival em Bruxelas

Kuona Afrika pretende expor colectivamente a arte africana, (AFROXPO VZW). Afroxpo é uma Organização Sem Fins Lucrativos sediada na Bélgica, cujo principal objectivo é mostrar os tesouros da África, para os europeus e ao mundo em geral. Tornar mais visível a comunidade africana na Europa.

A Organização desenvolve varias actividades criativas, como workshop, festivais, exposições de arte, a publicação de uma revista periódica sobre Turismo e Comércio Africano e ainda dedica-se à ajuda humanitária na África.

Parte dos recursos obtidos com este empreendimento é usada na melhoria da infra-estrutura de educação a  nível primário e secundário para a Realização de Educação Inclusiva para crianças com deficiências em África. A Organização tem a firme convicção de que a Educação Inclusiva oferece o melhor apoio para a melhoria académica e a realização social para crianças com deficiência.

Haverá ao longo dos dias 31 de Outubro a 2 de Novembro, feiras, workshops, exposições e música, com representantes de vários países africanos, terão lugar na capital belga, Bruxelas.
Cabo Verde será representado pelo artista Albertino Rocha Semedo (Tino Moreno) e o grupo musical “The Exotics” que actuará no sábado dia 01 de Novembro. Neste momento Tino encontra-se na Holanda nos ensaios. Esta manhã estivemos em conversa com ele, para nos inteiramos de como será a participação Nacional no Kuona Afrika Festival.

Esta edição de Kuona Afrika Festival conta com apresentação de artistas e grupos que representam a música, culinária, pintura, escultura, e dança africanas de entre outros países, Egipto, Nigéria, Mali, Argélia, Cabo Verde, Namíbia, Benin, e ainda de representantes das caraíbas.

Na Pagina oficial do festival, o destaque à Cabo Verde faz referencia ao Tino Moreno & A-Exotics como um grupo de música cabo-verdiana com músicos profissionais, reunindo uma agradável mistura de ritmos do sul chamado: funana, coladeira, reggae, cumbia ... O vocalista e líder da banda, Tino Moreno, esta na industria de música há 30 anos. 

Após o seu primeiro cd single "Sexy Morena" seguiu-se um novo full-cd: "Scravo d'Amor". Tino Moreno é uma estrela em sua terra natal Cabo Verde. Sua turnê promocional no verão passado foi um enorme sucesso acompanhado de entrevistas e apresentações na rádio e na televisão Nacional como RTCV, Rádio Morabeza, Rádio Nova e revista. 

Acompanhe a conversa com Tino Moreno, em representação à Cabo Verde.

Lançado em Mindelo o Livro "Palavra d'Olho" de Luis Nobre Leite

Trata-se de uma colectânea de textos e artigos de opinião publicados por Luís Eduardo Nobre Leite na última década, na imprensa escrita e online.

Por isso, diz o autor, este livro é um convite a uma revisitação dos seus apontamentos e reflexões. De acordo com Luís Leite são textos na sua maioria de intervenção que ao longo de mais de 300 páginas e 10 capítulos abordam várias temáticas.

A edição é do próprio autor, o prefácio é de Jorge Carlos Fonseca, actual presidente da República,


Numa das postagens na sua página de Facebook, aborda a questão da insegurança, da violência, de desigualdade sociais, entre outros, considerada na obra agora publicada como alguns dos males que caracterizam a sociedade cabo-verdiana na actualidade. 

Luis Leite esteve em conversa com a Morabeza, onde aflorou alguns aspectos ligados ao Livro "Palavra d'olha". Acompanhe a conversa aqui.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Liga da Juventude da formação para criação de oportunidades



Durante cerca de uma semana decorre na Liga da Juventude em S. Vicente uma acção de formação sobre a empregabilidade e a criação de oportunidades, destinada aos jovens à procura do emprego.

Essa acção visa dota-los de conhecimentos que os permita criar o seu próprio emprego, tendo a inovação de ser feita utilizando como um dos instrumentos de transmissão de conhecimento a música, nas suas variadas vertentes.

Para o efeito o consultor brasileiro,  Isreal Rodrigues, contratado pela OIT, no âmbito de um projecto que engloba ainda as Nações Unidas está a trabalhar com cerca de 20 Jovens de Santo Antão e S. Vicente, nesta fase, para depois proceder à fase seguinte que contempla mesmo numero de jovens da ilha de Santiago.

Israel Rodrigues foi o convidado ao Programa 40 Graus de ontem e falou-nos desse formato que está a ser aplicado agora em Cabo Verde, depois de experiências tidas no Senegal e na Mauritânia. 

Musica com Historia - Culture Club “Love is Love”



O Culture Club é uma das bandas New Romantic mais conhecidas do movimento New Wave da década de 80 ao lado de  Duran Duran e Visage. Seus integrantes eram Boy George (voz), Roy Hay (guitarra e teclados), Mikey Craig (contrabaixo) e Jon Moss (bateria).

O cantor britânico Boy George e o baixista Michael Craig formaram em 1982 o grupo In Praise Of Lemmings, que mudou em seguida o nome para Sex Gang Children. O nome exótico rendeu-lhes a acusação de pedofilia, o que levou a troca do nome do grupo para Culture Club.

Em 1984 lançaram um disco Duplo com 10 faixas músicas  e 4 bonus “Waking Up with the House on Fire.

Música com história apresenta Culture Club com a música “Love is Love” desse disco.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Apresentado o Enredo de Carnaval 2015 de Grupo de Monte Sossego



Mindel Hotel, serviu de palco no sábado passado para o Lançamento do Enredo de Carnaval 2015, do Grupo de Carnaval de Monte Sossego, Vencedor de Carnaval 2014.

Com 30 anos de existência, este é um grupo histórico de S. Vicente, que anualmente faz desfilar nas ruas de Mindelo, centenas de foliões. Logo após ter ganho o Carnaval deste ano, a direcção e pessoas próximas deste Grupo reuniram-se para elaborar um plano com vista ao carnaval 2015.
 
Para além de conhecermos o enredo apresentado, convidado o presidente do Grupo de Carnaval de Monte Sossego, António Duarte, "Patcha" para o conversa no 40 Graus. Constituição de um grupo de trabalho, elaboração de planos e metas, bem como metodologias de trabalho, foi o que o presidente deste grupo nos informou, numa conversa que pode acompanhar aqui.

Musica com Historia - 281014467



A história do P-Square começou na escola secundária St. Murumba, uma pequena escola católica em Jos, na Nigéria. Os Gémeos idênticos Pedro e Paulo juntaram-se ao clube da música e do Teatro da escola,  onde começaram a cantar, dançar e imitar músicas de MC Hammer, Bobby Brown e Michael Jackson.
 
Mais tarde, eles formaram um quartetoa cappella” chamado "MMMPP" (M Clef aka Itemoh, Michael, Melvin, Pedro e Paulo). Inspirando-se seu ídolo da música Michael Jackson, eles começaram a dança break, formaram o grupo chamado de "Smooth Criminals" em 1997. Lançaram M Clef do grupo "MMMPP", que mais tarde foi alterado para "MMPP". Seus talentos artístico e coreografias precisas logo tornou-os  conhecidos na cidade de Jos, onde eles se apresentaram em actividades da escola e outras ocasiões.

Em 29 de Agosto, 2014, P-Square apresentaram um single track com o arista de actualidade na america T1, intitulado EjeAjo, que também também foi lançado no dia 29 de agosto de 2014, tanto de TV,  como nas estações de Rádio e blogs da web.

Em 14 de Setembro de 2014 P-Square lançaram seu sexto álbum de estúdio intitulado Double Trouble.

P Square e TI em "Ejeajo"