segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Musica com Historia 170214286



Paulo Moura foi um compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista brasileiro de choro, samba e jazz, falecido em 2010.
Moura era considerado um dos principais nomes da música instrumental do Brasil, fez muitas parcerias com a cantora Maysa de 1969 a 1975. Em 1982, compôs a trilha sonora do filme O Bom Burguês, dirigido por Oswaldo Caldeira.Em 2005 fez turnê nacional e internacional do espectáculo Homenagem a Tom Jobim, ao lado de Armandinho, Yamandú Costa e Marcos Suzano.

Participou do documentário Brasileirinho, do finlandês Mika Kaurismaki, que em 2005 foi uma das atracções da mostra Fórum do Festival de Berlim. Sua última apresentação foi no Copacabana Palace em um evento da Sachal Records.

Em 2011, um ano após sua morte, é lançado a biografia "Paulo Moura - Um Solo Brasileiro" de Halina Grynberg, sua esposa por 26 anos, que escreveu o livro baseado em entrevistas que ela fez com Paulo Moura.

Em 2012 é lançado o CD Paulo Moura & André Sachs "Fruto Maduro" pela gravadora Biscoito Fino
, com dez musicas inéditas, um de seus últimos trabalhos autorais. resultado de uma parceria entre os dois músicos que começou em 2004 e duraria até os momentos finais do maestro. A última gravação registada no disco foi feita em 25 de Março de 2010, alguns meses antes do falecimento de Paulo. No dia 21 de Junho de 2012, é inaugurado o Teatro Paulo Moura, um dos maiores e mais bem equipados teatros do interior de São Paulo em São José do Rio Preto, terra natal do músico. Em 2013 o CD Paulo Moura e André Sachs "Fruto Maduro" recebeu, duas indicações para o 24.o Premio da Música Brasileira - Melhor Album Instrumental - André Sachs (produtor) e Melhor Solista - Paulo Moura.

Sem comentários:

Enviar um comentário