segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sensor permite mudar foco de fotos já feitas em Smartphones


A fabricante Toshiba revelou que desenvolve um sensor fotográfico para smartphones e tablets que permitirá modificar o foco após as fotos serem tiradas. Os primeiros dispositivos devem ser lançados este ano.

Segundo a Toshiba, o sensor trará 500 mil pequenas lentes, sendo que cada uma irá capturar diferentes profundidades de campo focal, para que depois de fotografada os usuários possam escolher qual ponto da imagem receberá o foco.

A imagem poderá então ser unificada como uma única imagem utilizando um software próprio da Toshiba. A empresa também revelou que o módulo será capaz de capturar vídeos com o mesmo tipo de controle focal.
A câmara também irá medir a distância entre os objectos fotografados – algo similar ao que é feito em captura de imagens 3D – permitindo que o usuário alterne o foco entre detalhes longe ou perto ou mesmo criar imagens de um único foco.

Esta tecnologia, conhecida como “light field”, já está disponível aos consumidores por meio da câmara Lytro, a primeira deste tipo lançada no final de 2011. No entanto, o dispositivo não oferece nenhuma outra função além da fotografia e o formato do aparelho não é compacto.

De acordo com a Toshiba, a estrutura dos componentes, que tem sido comparada aos olhos de um insecto, mede apenas um centímetro cúbico e terá sua produção comercial iniciada até o final de 2013.

Desta forma, o anúncio da Toshiba promete aquecer ainda mais o mercado de smartphones e tablets, que poderão continuar finos e oferecendo ainda mais tecnologia dentro do mesmo produto.

Sem comentários:

Enviar um comentário