segunda-feira, 11 de maio de 2015

Musica com Historia - 110515606

Presente no palco do Fiest'a Sète no ano passado, a jovem etíope-israelita parece ter se tornado a queridinha dos festivais.

Ela estava a caminho de uma carreira de actor. No entanto, depois de uma temporada em grandes telas no filme “Kirot”, Ester desvia a sua carreira em 2011 para se dedicar à música. Dois anos mais tarde, seu primeiro álbum “Life Happens” é a revelação em Israel. Nascida em assentamento de Kiryat Arba, onde seus pais se estabeleceram na Etiópia em 1984, Ester pertence a uma pequena comunidade de Beta Israel, os únicos negros de viver no Estado judeu.

Se em criança ela estava habituada a música religiosa e etíope, descobre na adolescencia o Fugees, 2Pac, e R'n'B. Simbolizando uma geração de artistas componente de uma mistura, Ester Rada canta ainda diferentes temas desde as grandes divas, como Nina Simone até Lauryn Hill e Eryka Badu. Em ritmos de jazz afrobeat, muitas vezes a sua voz suave ecoa para as sonoridades da Abyssinian.

Os trabalhos de Ester também contêm canções de Muluken Melese ", Nanu Ney", entoadas no estilo esketi. Esta dança tradicional etíope tornou-se familiar na Europa através da série de Ethiopiques, álbuns reeditando os grandes cantores como Mahmoud Ahmed e Alemayehu Eshete.


Hoje apresentaremos Ester Rada na musica “Life Happens”.

Sem comentários:

Enviar um comentário