No
rescaldo da Independência da Guiné em 1958 e através da política cultural de
"authenticité", que incentivou o orgulho cultural, inúmeras bandas
foram criadas pelas regiões da Guiné. Presidente
da Guiné, Ahmed Sékou Touré, desfez
todas as orquestras de dança privadas e substituiu-os por grupos apoiados pelo
Estado, como Keletigui et ses Tambourinis e Balla et ses Balladins. O mais popular foi Bembeya
Jazz Nacional, formada em 1961.
Bembeya
Jazz, também referida como a Orquestra de Beyla nos primeiros tempos, começou
como a orquestra regional, a partir da cidade de Beyla na Guiné sul. Eles foram formados com a ajuda do governador local, Emile
Kondé, para atuar como "moderne orchestre" da região.
A banda
musical formou-se com o nome de Beyla e de acordo com Sarkisian, chamavam a si
mesmos Orchestra Bembeya, em referencia a um rio local. A sessão contou ainda
com a cantora Jenne Camara como parte da banda. A gravação, um dos dez LPs
caracteriza uma variedade de música guineense registrado por Sarkisian, não foi
lançado comercialmente. Todos os 10 LPs foram prensadas em edições limitadas de
2500 e lançado em 1962, mas a maioria destinada ao governo guineense. Tornaram-se
mais conhecidos como Bembeya Jazz após o lançamento de seu primeiro álbum que
contou com os cantores Aboubacar Demba Camara e Salifou Kaba para a banda.
Vamos ouvir Bembeya Jazz a
interpretar um tema de 1979 “Petit Sekou”
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