quarta-feira, 15 de abril de 2015

Musica com Historia - 150415588

No rescaldo da Independência da Guiné em 1958 e através da política cultural de "authenticité", que incentivou o orgulho cultural, inúmeras bandas foram criadas pelas regiões da Guiné. Presidente da Guiné, Ahmed Sékou Touré, desfez todas as orquestras de dança privadas e substituiu-os por grupos apoiados pelo Estado, como Keletigui et ses Tambourinis e Balla et ses Balladins. O mais popular foi Bembeya Jazz Nacional, formada em 1961.

Bembeya Jazz, também referida como a Orquestra de Beyla nos primeiros tempos, começou como a orquestra regional, a partir da cidade de Beyla na Guiné sul. Eles foram formados com a ajuda do governador local, Emile Kondé, para atuar como "moderne orchestre" da região.

A banda musical formou-se com o nome de Beyla e de acordo com Sarkisian, chamavam a si mesmos Orchestra Bembeya, em referencia a um rio local. A sessão contou ainda com a cantora Jenne Camara como parte da banda. A gravação, um dos dez LPs caracteriza uma variedade de música guineense registrado por Sarkisian, não foi lançado comercialmente. Todos os 10 LPs foram prensadas em edições limitadas de 2500 e lançado em 1962, mas a maioria destinada ao governo guineense. Tornaram-se mais conhecidos como Bembeya Jazz após o lançamento de seu primeiro álbum que contou com os cantores Aboubacar Demba Camara e Salifou Kaba para a banda.


Vamos ouvir Bembeya Jazz a interpretar um tema de 1979 “Petit Sekou

Sem comentários:

Enviar um comentário