quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Musica com Historia 281113229



No programa de hoje vamos ouvir um estilo musical habanera, é um estilo musical criado em Havana, (Cuba).

A “habanera”, cujo nome deriva da cidade de onde é oriunda (La Habana, em espanhol), foi a primeira música genuinamente afro-latino-americana, que foi levada de Cuba para salões europeus por volta do século XVII. Foi sofrendo alterações em sua estrutura básica devido aos arranjos que lhe deram os músicos da Europa e assim, alterada, voltou às Américas através dos imigrantes portugueses e espanhóis.

É uma música de compasso binário, com o primeiro tempo fortemente acentuado, com uma curta introdução seguida de duas partes de oito compassos cada uma, com modulação do tom crescente
Para a definição deste estilo musical o musico cubano Alexander Abreu Manresa que é um trompetista cubano nascido em Cienfuegos.

Após marcar o directório "Grupo Danson" na  Dinamarca, Alexandre Abreu decidiu em 2008 para criar a sua própria formação: Havana D'Primera. Rodeado por músicos de grandes formações de timba, a maioria dos quais jogado com Issac Delgado , Alexandre gravou seu primeiro álbum intitulado Haciendo Historias ( Egrem / 2009), que já é o número um paradas de sucesso em Cuba. O grupo votou "Newcomer of the Year 2008" pelos visitantes do site fiestacubana.net , começou sua primeira turnê europeia em Julho / Agosto de 2009.
 
Alexander Abreu participou na gravação de um número recorde de discos em Cuba e no exterior (incluindo La Rumba Soy Yo, vencedor de um Grammy ), bem como os muitos festivais e concertos de jazz, como com Paulo FG ou Irakere .
 
Alexandre Abreu com o tema “Mi musica”.

Sem comentários:

Enviar um comentário