terça-feira, 26 de novembro de 2013

Musica com Historia 261113227



Youssou N'Dour é um compositor, intérprete e músico senegalês, actual ministro da Cultura do Seu país. Nasceu e cresceu no bairro da Medina em Dakar. Muçulmano e seguidor do sufismo, é pai de vários filhos e tinha duas esposas (Mamy Camara e Aïda Coulibaly). Em Junho de 2007, divorciou-se da primeira, Mamy, com quem teve quatro filhos, depois de 17 anos de casamento.

Trabalhou com artistas de renome como Peter Gabriel, Paul Simon e o camaronês Manu Dibango.
Uma das suas canções mais famosas é Seven Seconds, que gravou com a cantora Neneh Cherry. Em 1998, compôs o hino para as fases finais da Taça do Mundo, La Cour Des Grands, que canta com a cantora belga Axelle Red. Compôs também a trilha sonora do filme de animação Kirikou e a feiticeira (1998).

Politicamente engajado, organizou em 1985 um concerto pela liberação de Nelson Mandela, no Estádio da Amizade, em Dakar. Também organizou vários concertos em benefício da Amnistia Internacional. Embaixador de boa vontade para as Nações Unidas e para a UNICEF, foi também eleito embaixador da Organização Internacional do Trabalho.

Em 2004 participou do CD Agir Réagir a favor das vítimas do terramoto que atingiu a região de Al-Hoceima, no Marrocos.

Youssou N'Dour sempre se manteve fiel às suas origens e continua morando em sua cidade natal. Vamos Ouvi-lo num tema de 1989, The Lion

Sem comentários:

Enviar um comentário