sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Musica com Historia 291113230



Rita Pavone é uma cantora e actriz italiana. Começou sua carreira como cantora em 1962 com o single La partita di pallone e, pouco tempo depois, torna-se um sucesso mundial, fazendo também exitosas turnês em países europeus e da América Latina:Argentina e Brasil. Lança outros vários singles em seguida, como Alla mia età, Come te non c’è nessuno, Cuore, Datemi un martello, Che m'importa del mondo, Viva la pappa, Il geghegè e Fortissimo, atingindo o topo das paradas.

Em 1968 Rita se casa na Suíça com seu empresário, produtor e descobridor, o cantor italiano Teddy Reno. Foi um escândalo na sociedade italiana porque Reno, cujo verdadeiro nome é Ferruccio Ricordi era casado com Livia Protti e não existia divórcio na Itália até 1970.

Em 1971 Rita e Teddy se casam oficialmente na Itália.

Em 1969 sua carreira desacelera na Itália, participou do Festival de San Remo com Zucchero e, no ano seguinte, com Ahi ahi ragazzo! e em 1972 com Amici mai. Emplacou vários sucessos em outros países como Alemanha (Arrivederci Hans), Bonjour la France (França), Io che amo solo te (Brasil).
Neste segundo período da sua carreira toma um caminho mais difícil e, consequentemente, menos premiada pelo resultado das vendas, das canções de autor, estabelecendo-se também como compositora.

Depois de uma vida de concertos em várias partes do mundo, Rita anuncia no primeiro dia de 2006 que deixa definitivamente os palcos, cantando pela última vez em público.

Nas eleições legislativas italianas de 2006, Rita candidatou-se a uma vaga no senado italiano, disputando pela circunscrição dos italianos no exterior, não sendo eleita.

Actualmente Rita mora em Chiasso, no cantão de Ticino, Suíça e possui uma segunda residência em Ariccia, distante 28 km de Roma.

RitaPavoni  com a música La Partida dePallone no Musica Com História. 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Musica com Historia 281113229



No programa de hoje vamos ouvir um estilo musical habanera, é um estilo musical criado em Havana, (Cuba).

A “habanera”, cujo nome deriva da cidade de onde é oriunda (La Habana, em espanhol), foi a primeira música genuinamente afro-latino-americana, que foi levada de Cuba para salões europeus por volta do século XVII. Foi sofrendo alterações em sua estrutura básica devido aos arranjos que lhe deram os músicos da Europa e assim, alterada, voltou às Américas através dos imigrantes portugueses e espanhóis.

É uma música de compasso binário, com o primeiro tempo fortemente acentuado, com uma curta introdução seguida de duas partes de oito compassos cada uma, com modulação do tom crescente
Para a definição deste estilo musical o musico cubano Alexander Abreu Manresa que é um trompetista cubano nascido em Cienfuegos.

Após marcar o directório "Grupo Danson" na  Dinamarca, Alexandre Abreu decidiu em 2008 para criar a sua própria formação: Havana D'Primera. Rodeado por músicos de grandes formações de timba, a maioria dos quais jogado com Issac Delgado , Alexandre gravou seu primeiro álbum intitulado Haciendo Historias ( Egrem / 2009), que já é o número um paradas de sucesso em Cuba. O grupo votou "Newcomer of the Year 2008" pelos visitantes do site fiestacubana.net , começou sua primeira turnê europeia em Julho / Agosto de 2009.
 
Alexander Abreu participou na gravação de um número recorde de discos em Cuba e no exterior (incluindo La Rumba Soy Yo, vencedor de um Grammy ), bem como os muitos festivais e concertos de jazz, como com Paulo FG ou Irakere .
 
Alexandre Abreu com o tema “Mi musica”.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Musica com Historia 271113228



"Come Together" ("Reunam - se", "Juntem-se", em tradução livre) é uma canção dos Beatles composta por John Lennon, e lançada no álbum Abbey Road de 1969. Foi lançada em 6 de Outubro de 1969, nos Estados Unidos, como lado B do compacto simples que tinha "Something" de George Harrison como lado A. Com este formato, foi lançada também em todo o mundo.

John Lennon escreveu esta música para Timothy Leary, baseado no slogan da campanha deste para o governo da Califórnia em 1969 (Come Together, Join the Party). Tem influências da música de Chuck Berry "You Can't Catch Me". A letra no entanto está sujeita a interpretações diversas.

O início desta gravação marca a volta do engenheiro de som Geoff Emerick ao trabalho com os Beatles. Ele havia abandonado o quarteto no dia 16 de Julho de 1968 por não suportar o clima pesado que pairava sobre as sessões de gravação na época.

John Lennon canta e toca guitarra; George Harrison toca guitarra; Paul McCartney toca baixo e Ringo Starr toca bateria.

Os Beatles com a canção Come Together.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Musica com Historia 261113227



Youssou N'Dour é um compositor, intérprete e músico senegalês, actual ministro da Cultura do Seu país. Nasceu e cresceu no bairro da Medina em Dakar. Muçulmano e seguidor do sufismo, é pai de vários filhos e tinha duas esposas (Mamy Camara e Aïda Coulibaly). Em Junho de 2007, divorciou-se da primeira, Mamy, com quem teve quatro filhos, depois de 17 anos de casamento.

Trabalhou com artistas de renome como Peter Gabriel, Paul Simon e o camaronês Manu Dibango.
Uma das suas canções mais famosas é Seven Seconds, que gravou com a cantora Neneh Cherry. Em 1998, compôs o hino para as fases finais da Taça do Mundo, La Cour Des Grands, que canta com a cantora belga Axelle Red. Compôs também a trilha sonora do filme de animação Kirikou e a feiticeira (1998).

Politicamente engajado, organizou em 1985 um concerto pela liberação de Nelson Mandela, no Estádio da Amizade, em Dakar. Também organizou vários concertos em benefício da Amnistia Internacional. Embaixador de boa vontade para as Nações Unidas e para a UNICEF, foi também eleito embaixador da Organização Internacional do Trabalho.

Em 2004 participou do CD Agir Réagir a favor das vítimas do terramoto que atingiu a região de Al-Hoceima, no Marrocos.

Youssou N'Dour sempre se manteve fiel às suas origens e continua morando em sua cidade natal. Vamos Ouvi-lo num tema de 1989, The Lion