terça-feira, 28 de julho de 2015

Musica com Historia - 280715662

Ela começou sua carreira de cantora e dançarina com a idade de dezassete anos ao fazer  backup com Abeti Masikini e mais tarde com Sam Mangwana. Explodiu na cena musical quando se juntou de Tabu Ley e Afrisa Internacional em 1981. O duo de Tabu Ley e M'bilia Bel foi um sucesso instantâneo. A combinação de génio de  composição de Tabu Ley e voz celestial de Mbilia Bel resultou em vendas elevadas de para a Afrisa.

Sua primeira música com Afrisa, lançada no início de 1982, foi "Mpeve Ya Longo", o que significa Espírito Santo em Kikongo. É uma canção que fala sobre violência conjugal. Na canção, M'bilia cantou o papel de uma mulher que foi abandonada pelo marido e tem de criar os filhos sozinha. A música era muito popular, especialmente entre as mulheres no Zaire.

A canção de produziu com Tabu Ley “Eswi yo wapi” ganhou o prémio de melhor canção de 1983, no Zaire, e M'bilia Bel ganhou o prémio de melhor novo artista.


Clipe "Arrêts de Jeux" do ícone da música Africana Mbilia Bel, do álbum “United”, lançado recentemente, para ouvir no programa Musica com História.

Sem comentários:

Enviar um comentário