sexta-feira, 31 de julho de 2015

Musica com Historia - 310715655

Élizabeth Tshala Muana Muidikay, aliás Tshala Muana, nasceu em Lubumbashi, em 1958 é uma cantora e dançarina de Congo-Kinshasa. 

Ela começou sua carreira artística como bailarina para a banda musical “Tsheke Tsheke Love”  em 1977. É famosa com várias canções, como Karibu Yangu. Ganhou vários prémios no cenário nacional, continental e mundial.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Musica com Historia - 300715664

Tam Doan nascida em 1977 no Bình Dương, Vietnam. É uma cantora Vietnamita com nacionalidade do Canada. Ela e a irmã mudaram o nome da família para “Sa” assim que iniciaram a carreira de cantora. Tem no mercado certa de trez dezenas de discos.


Vamos conhece-la na interpretação de “Dem iao thua nghe mot Khuc dan ca”, qualquer coisa como as pessoas adora ouvir música.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Musica com Historia - 290715663

"Toss the Feathers" é uma canção folclórica irlandesa tradicional, normalmente tocada com assobios, lata e violino. Conhece-se diversas variações, cada uma com uma chave diferente, o ser dois “Dó” mais comum e “Mi menor”. 

Mais recentemente, a música foi adaptada em mais de 200 compilações modernas, incluindo ambas as versões tradicionais por grupos como The Chieftains e interpretações do rock, como que por The Corrs no seu álbum “Forgiven, Not Forgotten”.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Musica com Historia - 280715662

Ela começou sua carreira de cantora e dançarina com a idade de dezassete anos ao fazer  backup com Abeti Masikini e mais tarde com Sam Mangwana. Explodiu na cena musical quando se juntou de Tabu Ley e Afrisa Internacional em 1981. O duo de Tabu Ley e M'bilia Bel foi um sucesso instantâneo. A combinação de génio de  composição de Tabu Ley e voz celestial de Mbilia Bel resultou em vendas elevadas de para a Afrisa.

Sua primeira música com Afrisa, lançada no início de 1982, foi "Mpeve Ya Longo", o que significa Espírito Santo em Kikongo. É uma canção que fala sobre violência conjugal. Na canção, M'bilia cantou o papel de uma mulher que foi abandonada pelo marido e tem de criar os filhos sozinha. A música era muito popular, especialmente entre as mulheres no Zaire.

A canção de produziu com Tabu Ley “Eswi yo wapi” ganhou o prémio de melhor canção de 1983, no Zaire, e M'bilia Bel ganhou o prémio de melhor novo artista.


Clipe "Arrêts de Jeux" do ícone da música Africana Mbilia Bel, do álbum “United”, lançado recentemente, para ouvir no programa Musica com História.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Musica com História - 270715661

Sufjan Stevens é um cantor, compositor e músico norte-americano nascido em Detroit, Michigan, em , mas que viveu depois em Brooklyn, na cidade de Nova Iorque.
1975

Além de sua grande popularidade, Stevens vem recebendo muitos elogios da crítica musical norte-americana.

Apesar de seu nome de baptismo ser de origem persa, anterior ao povo árabe, tratando-se de uma referência histórica pré-islâmica, Stevens cresceu num ambiente religioso ecuménico e liberal.


Vamos ouvir este artista na interpretação de música “Death with dignity”.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Musica com Historia - 240715660

Walk the Moon, é uma banda de indie rock americana com sede em Cincinnati, Ohio. A banda deriva seu nome da música "Walking on the Moon "pela polícia. O grupo lançado de forma independente seu primeiro álbum, “I whant Iwhat”, em Novembro de 2010. Em Fevereiro de 2011, Walk the Moon assinado com a Administração Mick.

Eles assinaram com a RCA Records e lançaram seu primeiro grande álbum etiqueta, seu segundo no geral, o auto-intitulado “Walk the moon”, em Junho de 2012. É composto de muitas de suas faixas originais do “I whant i whant” bem como novas faixas que foram escritas especificamente para o álbum e foram feitos para reflectir o tipo de energia que a banda produzia em seus shows ao vivo.

Em Dezembro de 2014, a banda lançou seu segundo álbum de estúdio com uma grande gravadora, “Talking is Hard”. Este álbum incluía seu maior sucesso até à data, "Shut Up and Dance", que até agora alcançou o número 4 na Billboard Hot 100 e chegou a número 1 na Rock Songs da Billboard.


Teremos Walk the moon no programa com a Musica  “Shut Upand Dance”.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Musica com Historia - 230715659

Pascal Emmanuel Sinamoyi Tabu, nascido em 1940 e falecido em 2013,mais conhecido por Tabu
Ley Rochereau, foi um cantor de rumba africana e compositor da Republica Democrática do Congo. Foi o leader da Orquestra Afrisa International, um dos mais influente vocalista africano e prolífico compositor.

Junto com o guitarrista Dr. Nico Kasanda, Tabu Ley foi pioneiro de  soukous (rumba Africana) e internacionalizou a sua música com fusão de elementos da música popular congolesa com Cubana, Caribe e América Latina rumba. Ele foi descrito como "a personalidade congolêsa que, junto com o ditador Mobutu, mais marcaram a história do século 20 da África.

Ele foi apelidado de "o Elvis Africano" pelo Los Angeles Times. Após a queda do regime de Mobutu, Tabu Ley também perseguiu uma carreira política.


Durante sua carreira, Tabu Ley compos até 3.000 canções e produziu 250 álbuns. Vamos ouvir Tabou Ley a interpretar "Kaful Mayay"

Musica com História - 220715658

"Let Her Go" é uma canção escrita e gravada pelo cantor e compositor britânico Passenger. Foi escrita e produzida por Mike Rosenberg com o auxílio de Chris Valejo na produção. O seu lançamento como o segundo single do disco ocorreu em 24 de Julho de 2012, através da Embassy of Music .

Steffen Ruth da Main Post designou a canção como "pequena, simpática e canção melancólica de folk-pop" estilisticamente em algum lugar "entre Ed Sheeran e James Blunt".

Em Outubro de 2013, uma versão piano-driven da faixa foi cantada pela jovem cantora italiana Violetta Zironi durante a sétima série do The X Factor (Itália). A faixa também foi gravada e incluída em seu primeiro EP "Dimmi che non passa", lançado em Dezembro de 2013.

A cantora britânica Birdy gravou uma versão cover chamada "Let Him Go" em 2013. Foi também regravada em 2012 pela banda holandesa de metal sinfônico, Within Temptation para o álbum Hydra (versão iTunes) e The Q-Music Sessions, e também por Jasmine Thompson para o álbum Bundle of Tantrums.


Passenger e a música “Let her go” para ouvir de seguida.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Musica com Historia - 210715657

Mory Kanté, nasceu em Kissidougou , Guiné numa das famílias griot mais conhecidas da região. Depois de ter sido criada por gritos mandingas, foi enviado ao Mali, aos sete anos de idade, onde aprendeu a tocar kora, bem como importantes vocalizações tradicionais, algumas das quais, necessárias para se poder tornar um griot.

Aos 15 anos de idade, mudou-se para Bamako, e em 1971 entrou para a Rail Band, onde Salif Keita era o vocalista. Manteve-se na banda durante sete anos, findos os quais a rivalidade com Keita, forçou-o a abandonar a banda, passando a integrar o grupo Les Ambassadeurs, mudando-se posteriormente em 1977 para a Costa do Marfin.


É mais conhecido internacionalmente pelo seu sucesso de 1987 "Yé ké Yé ké", que foi um dos maiores sucessos de sempre de vendas em África, bem como número um em vários países da Europa no ano de 1988, tornando-se o primeiro Africano a vender mais de um milhão cópias.

Foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da FAO a 16 de Outubro de 2001.


Mory Kanté vai estar n o música com história de hoje com o tema “Mankene

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Musica com Historia - 200715656

Kwabena Sarkodee Adjepong mais conhecido pelo seu nome artístico Kwabs  é um cantor e compositor britânico-ganês. Ele é mais conhecido por seu sucesso internacional, "Walk".

Nascido em Gana, Kwabena Adjepong foi criado por pais adoptivos em Bermondsey, South London Borough of Southwark. Seu professor de música da escola Xanthe Sarr, um etno musicologista e gerente da Orquestra da juventude de Southwark, apresentou-o a Orquestra Nacional de jazz da Juventude. Aceite ao programa, Kwabs tornou-se o vocalista da orquestra durante três anos. Após sua graduação, estudou jazz na Royal Academy of Music.


Vmos apresentar no programa de hoje Kwabs com a musica “Walk

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Musica com Historia - 170715655

Sam Mangwana, é um músico congolês, nascido de um pai emigrante zimbabuense e uma mãe angolana. Ele é o líder de bandas Festival des Maquisards e African All Stars. Mangwana foi membro da Orquestra OK Hazz de François Luambo Makiadi, e bandas de Tabu Ley Rochereau, African Fiesta Nacional e Afrisa international.


A estreia profissional de Mangwana ocorreu em 1963 com o a banda de rumba de Congo-Kinshasa, African Fiesta de Tabu Ley Rochereau. Mangwana atravessou o rio Congo Brazzaville onde formou “Las Batchichas” um grupo musical por curto período de tempo. Também trabalhou com os conceituados Negro Band e Orquestra Tembo. Depois regressou a Kinshasa, onde se juntou Tabu Ley cuja banda era agora conhecida como African Fiesta National.

Devido a suas frequentes idas e vindas, Sam Mangwana foi apelidado de "pombo viajante”. Na década de 2000, Mangwana passa a maior parte de seu tempo em Angola, surgindo periodicamente para realizar concertos na Europa.


Vamos ouvir Samangwana a interpretar a música “Suzana

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Musica com Historia - 160715654

Kendji Girac, nascido Kendji Maillé, em 1996, é um cantor francês de origem espanhola e Romena. Foi o vencedor da 3ª temporada do concurso de música “The Voice: la plus belle voix” como parte da equipa Mika.

O mais novo de uma família de viajantes, Kendji cresceu em Saint-Astier e aprendeu a tocar viola e a cantar com seu avô. Deixou a escola aos 13 anos para seguir o negócio da família. Sua primeira língua é o catalão.

Seu primeiro single oficial foi o bilíngue francês / espanhol "Color Gitano", lançado em Junho 2014 a partir de seu EP, seu álbum oficial lançado em Setembro. Em Dezembro de 2014, ganhou dois “NRJ Music Awards for Breakthrough” francófona do Ano e "Color Gitano", como Canção do Ano da Francofonia. Seu álbum “Kendji” vendeu 600.000 cópias em Janeiro de 2015, com disco de Platina tornando-se segundo álbum mais vendido da França desde 2014 depois de Racine Carrée de Stromae.


Kendji no Musica com Historia a interpretar “Andalouse

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Musica com Historia - 150715653

"Sugar" é uma canção da banda norte-americana Maroon 5, Gravada para o seu quinto álbum de estúdio V. Foi composta e produzida por Ammo e Cirkut, com auxílio na composição de Adam Levine, Lukasz Gottwald, Jacob Kasher Hindline Mike Posner. O tema foi enviado para as principais rádios norte-americanas a 15 de Janeiro de 2015, através da Interscope Records, servindo como terceiro single do disco.

O vídeo musical do tema foi lançado no dia 14 de Janeiro de 2015. A sua produção consiste na invasão da banda em casamentos na cidade de Los Angeles em Dezembro de 2014 para tocar de surpresa para os convidados, sendo que somente os noivos e os produtores dos casamentos tinham conhecimento deste facto. Uma pesquisa realizada por um site americano constatou a presença de actores entre os convidados, bem como entre os noivos e questionou a veracidade dos casamentos. Apesar deste site americano questionar, o realizador de "Sugar", David Dobkin, disse em entrevista a VH1 que os casamentos foram reais. 


Uma semana depois do lançamento do vídeo musical oficial, a banda lançou uma versão alternativa que conta com a participação de fãs de diversos países. Os fãs que constituem esta segunda versão do vídeo musical dublam o terceiro single de V, "Sugar".

terça-feira, 14 de julho de 2015

Musica com Historia 140715652

Magic é um grupo canadiano de fusão de reggae, integrado por quatro elementos. Em 2013 lançaram o seu álbum de estreia com o título de “Don’t Kill the Magic”. 


Todos os integrantes da banda são originais de Toronto, no Canadá. A banda surgiu de uma parceria entre o vocalista, Nasri, e o guitarrista, Mark Pellizzer. Os dois se conheceram num estúdio e juntos escreveram "Don't Judge Me", para o cantor Chris Brown. Como Mark tocava guitarra, Nasri teve a ideia de formarem uma banda, então surgiu a MAGIC!.

Musica com Historia apresenta Magic e o tema "No way no"

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Musica com Historia 130715651

Cavacha é um tipo de ritmo conhecido na música popular do Zaire e Quénia. É um ritmo acelerado tipicamente tocado com um vestimentas próprias muitas vezes com a tarola ou chapéu. Conjuntos Musicas de Zaire como Zaiko Langa Langa e Orquestra Shama Shama popularizaram esta forma de ritmo nos anos 1960 e 1970.

O ritmo Cavasha foi criado em 1971 pelo membro do Langa Langa Zaiko. A idéia primeiramente a Meridjo Belobi durante uma viagem de comboio que levou-o de Brazzaville a Pointe Noire, no Congo Brazzaville. O músico cantou ao longo da viagem no ritmo de comboio. De volta a Kinshasa, Meridjo proposto à banda que deveriam criar algum novo ritmo musical baseada no som de um comboio.

Todos concordaram. O resultado foi o nascimento de cavasha. Na República Democrática do Congo, o ritmo Cavasha é referido como machini YA Kauká, que significa literalmente em Lingala: "O Mecanismo de Kauka". Kauka é um bairro na cidade de Kinshasa sede de Onatra, empresa de transporte de comboios.


Vamos Ouvir a Orquestra Shama Shaman a musica “Vicky Shama

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Musica com Historia 100715650

Janis Lyn Joplin, nasceu em 1943 em Los Angeles, e morreu em 1970. Foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada a "Rainha do Rock and Roll", "a maior cantora de rock dos anos 1960" e "a maior cantora de blues e soul da sua geração", alcançou proeminência no fim dos anos 1960 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte: a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie.

Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues, como Aretha Franklin, Billie Holiday, Etta James, Tina Turner, Big Mama Thornton, Odetta, Leadbelly e Bessie Smith, Janis fez, de sua voz, a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico dos anos 1960. 


Todavia, problemas com drogas e álcool encurtaram sua carreira. Morta em 1970 devido a uma overdose de heroína, Janis lançou apenas quatro álbuns: Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969) e o póstumo Pearl(1971), que foi o último álbum com participação directa da cantora. 

Vamos ouvi-la a cantar “Summertime

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Musica com Historia - 090715649

Mary Danielle Lambert mais conhecida pelo seu nome artístico Mary Lambert, é uma cantora e compositora nascida em Seattle. Mary Lambert ganhou proeminência como artista após a participação na faixa "Same Love" da dupla Macklemore e Ryan Lewis presente no álbum The Heist.

As suas músicas são muitas vezes carregadas de emoção e tem sido considerada uma mistura de Adele, Tori Amos e James Blake. Os seus concertos são descritos como "espaços seguros onde chorar é aceitável e até encorajado".

Lambert afirmou numa entrevista a Huffington Post que sua música e poesia contêm "Um monte de escuridão e tristeza e dor." Lambert escreve principalmente sobre seus traumas de infância, abuso sexual, imagem corporal, distúrbio bipolar, e sua sexualidade. O refrão "Same Love" baseia-se em experiências de Lambert como uma lésbica que cresce acima de uma educação cristã tumultuada. A linha que repete: "Não choro aos domingos", por exemplo, reflecte a maneira como ela se sentiu depois de deixar os cultos de domingo na igreja evangélica.


Lambert a interpretar a música “She keeps mewarm” 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Musica com Historia 080715648

“Vandaag” é uma canção do produtor Holandes Bakermat. Foi produzida em Agosto de 2012, como um single e alcançou o top 10 na Austria, Belgica, França e Holanda.

Foi relançado pela Sony em 2014 como "One Day (Vandaag)" tornar-se um sucesso em vários países europeus.

A música consiste em uma amostra integrada do "I Have a Dream" discurso byMartin Luther King, Jr.


Bakermat e “One Day” no programa de hoje.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Musica com historia 070715647

Nneka Lucia Egbuna é uma cantor nigeriana de hip hop e soul,. Compositora e actriz. Ela canta em Ingles e também em igbo, da Nigéria.

Desde 2003 Nneka trabalha somente hip hop com o produtor que vive em Hamburgo, na Alemanha, o Dj Farhot. Como uma jovem cantora que primeiro ganhou a atenção do público em 2004 durante a execução na abertura do espectáculo do cantor de reggae Sean Paul em Hamburgo. Depois de muita aclamação, Nneka sentiu que podia gravar seu primeiro álbum.


Muito embora Nneka cante os seus próprios estilos músicas, ela considera o hip hop e a sua inspiração música mais importante, artistas como Fela Kuti e Bob Marley, assim como cantores de raps mais recentes, como Mos Def, Talib Kweli, e Lauryn Hill, como influentes, na sua procura de reconhecimento musical.

A sua maneira de cantar reflecte a sua história e a sua vida na Nigéria, assim como o tempo que viveu na Europa Ocidental. 

Suas canções salientam o capitalismo, a pobreza e a guerra, e são muitas vezes carregadas com mensagens morais e bíblicas e são muitas vezes comparadas a músicas de Erykah Badu, Neneh Cherry e Floetry.


Nneka na música com Historia a cantar “HeartBeat”.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Musica com Historia - 060715646

Diblo Dibala, conhecido simplesmente como Diblo, é um cantor congolês de Soukous, apelidado de “Machine Gun”, pela sua desenvoltura na guitarra, Nasceu em Kisangani, tendo seguido depois para Kinshassa, ainda criança. Aos 15 anos de idade venceu um  competição de talentos, o que o permitiu tocar guitarra na banda do conhecido musico Franco.

Dibala esteve somente algum tempo nessa banda, mudando-se depois para a “Vox Africa”, Orquestra Bella Mambo e  Bella Bella sempre na companhia do famoso cantor congolês, Kanda Bongo Man.

Em 1979, Diblo foi para Bruxelas e em 1981 juntou-se a banda de Kanda Bongo Man em Paris. O seu primeiro Album “Iyole de 1981, foi um grande sucesso. Diblo era bastante requisitado, tendo trabalhado para Pepe Kalle e muitos outros músicos de soukous.

Em meados de 1980, formou a sua própria banda musical “Loketo” que significa “ancas” com o cantor Aurlus Mabele, Algum tempo depois esse grupo desfaz e em 1990, formou um novo grupo com  nome de “Matchatcha”, que continua ainda activo não obstante mudança de vários músicos.


Vamos ouvir a música “Matchatchalaisser passer” de Diblo Dibala.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Musica com Historia - 030715645

Alejandro Mendonza Castillo, mais conhecido no meio artístico por Ale Mendonza, é um cantor nascido na cidade de Guatemala. O seu estilo musical é dominado pelos géneros musicais que vão desde Pop latino a Urbano e Tropical.

Iniciou as aulas de música em 2008 e decidiu enveredar pelo caminho da música. Nos finais de 2010 inicia produção do seu primeiro álbum, com o produtor guatemalteco Juan Fernando Herrera e Diego Mendonza, seu irmão e compositor dos temas.

Em Agosto de 2013 Ale Mendonza recebeu duas nomeações para os prémios “Orgulloso de ser Chapin”, nas categorias artista do ano e canção do ano com “Ready 2 go remix”, na cidade de Guatemala, onde também apresentou o seu tema “Hoy”

Em Outubro de 2013, com alguns discos já lançados e fama internacional, Ale Mendonza teve a oportunidade de abrir o conerto de Justin Bieber na Guatemala, apresentando-se perante um público de mais de 30 000 pessoas.


Vamos ouvir no programa de Hoje Ale Mandonza a interpretar a música “Hoy Sale i vuelo

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Musica com História - 020715644

"Problem" é uma canção gravada pela cantora americana Ariana Grande, do rapper australiano Iggy Azalea. A canção foi lançada pela Republic Records em 28 de Abril de 2014, como o primeiro single do segundo álbum de estúdio do Grande My Everything (2014).

"Problem" recebeu elogios dos críticos de música; muitos apreciado sua produção global para a inclusão de um loop de saxofone, enquanto outros elogiaram som reminiscência da música e "influência dos anos 90. Mais tarde chegou ao número dois, superando "O Caminho" como seu maior hit nos Estados Unidos. Ele também tornou-se o segundo a alcançar o top do Azalea nos EUA, depois que seu próprio single "extravagante".


Musica com Histora de hoje com o tema "Problem" de Ariana Grande

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Musica com Historia - 0101715643

Beck nasceu em 1970 em Los Angeles, filho da actriz Bibbe Hansen e do músico de raiz David Campell. Com uma família de artistas, o jovem Beck cresceu num ambiente que incentivava o seu interesse pelas artes e claro, por música, especialmente folk e blues.

Aos quatorze anos, Beck já tocava violão e durante a adolescência acompanhou o surgimento da cena hip hop de Los Angeles. Algum tempo depois, Beck passa a morar com seus avós em Kansas, onde seu avô era um pastor da igreja presbiteriana. Em seguida, ele passa um tempo na Europa com seu outro avô, o também artista Al Hansen. Nessa época, Beck tocava violão com influência de blues do Mississippi, com letras improvisadas.

Odelay é o quinto álbum de estúdio do cantor Beck, lançado a 18 de Junho de 1996.

O disco venceu dois Grammy Award, um na categoria "Best Alternative Music Performance" e a faixa "Where It's At" na categoria "Best Male Rock Vocal Performance". Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.


Em Julho de 2008, o disco tinha vendido 2 milhões e 300 mil cópias nos Estados Unidos.

Beck appresenta a musica "Devil Haircut"