terça-feira, 10 de setembro de 2013

Musica com Historia 100913172



Fundado como bloco afro carnavalesco em Salvador no ano de 1979, a Banda Olodum é actualmente um grupo cultural, reconhecido como de utilidade pública pelo governo do estado da Bahia. Depois da estreia no carnaval de 1980, a banda conquistou quase dois mil associados e passou a abordar temas históricos relativos às culturas africana e brasileira. 

O primeiro LP da banda foi chamado de "Egipto, Madagascar" e foi gravado em 1987, ele estourou na Bahia com a música "Faraó", a ideia desse LP foi homenagear as raízes do grupo e mostrar ao Brasil a Mamma Africa, e também apresentar como surgiu o grupo (do batuque as influências dos Deuses africanos). Pouco depois, o Olodum passou a ser conhecido internacionalmente como grupo de percussão afro-brasileira.

Um dos momentos de maior exposição do grupo foi em 1990, quando o mesmo participou da faixa "The Obvious Child", do disco de Paul Simon, "The Rhythm of the Saints", Depois desse fato o Olodum gravou com outros músicos consagrados internacional e nacionalmente, como Wayne Shorter, Michael Jackson, Jimmy Cliff, Herbie Hancock e Caetano Veloso, divulgando ao mundo a mistura de ritmos que inclui batuques africanos, reggae, samba e ritmos latinos. Paralelamente ao sucesso artístico, a banda Olodum participa de movimentos sociais contra o racismo e pelos direitos civis e humanos.

Em 13 de Junho de 2011, o ex-vocalista e compositor do Olodum Germano Meneghel, autor de sucessos como "Avisa lá", "Vem, Meu Amor", "Alegria Geral" e a postuma "Várias Queixas", foi encontrado morto em sua casa. As causas da morte ainda são desconhecidas.

Olodum em Alegria Geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário