quarta-feira, 25 de setembro de 2013

40 anos da Independência da Guiné Bissau, vistos por Aly Silva



O programa de ontem 24 de Setembro, falou dos 40 anos da Independência da Guiné Bissau. Evento comemorado nesse país africano que foi a primeiras das colónias portuguesas a proclamar a sua independência, num gesto unilateral, ocorrido a 24 de Setembro de 1973, em Madina de Boé.

Antiga colónia de Portugal, a Guine, fez a luta armada para a independência ao lado de Cabo Verde, nas matas desse país e depois de mais de 11 anos, esses dois países conquistariam a independência, concretizando assim o sonho de Amilcar Cabral, de os africanos serem os senhores dos seus destinos.
Quis a história que cada um desses países percorresse o seu destino e  sonho maior dos obreiros das independências ficaria por cumprir, a Unidade Guine Cabo Verde, sonhado por Cabral.

Nesta data comemorativa, convidados o Jornalista guineense, António Aly Silva, a viver por esses dias na cidade da Praia para juntos fazermos uma leitura o significado dos 40 anos da Independência da Guine Bissau. Aly Silva esteve em conversa com Lurdes Fortes, esta manhã e vamos seguidamente reproduzir a conversa tida.

Sem comentários:

Enviar um comentário