sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Musica com Historia 301015730

Muito tem sido escrito sobre o significado de "Zangalewa." É um tributo aos soldados africanos que serviram durante a Segunda Guerra Mundial? Ou é uma crítica de militares negros que serviram brancos e ajudaram a oprimir seu próprio povo? 

As letras, explicam que no final, isso é simplesmente o lamento de um soldado. Provavelmente um jovem militar, longe de casa a suportar os rigores da vida militar. Desde a primeira palavra “Zangelewa” que significa, quem te trouxe para o exercito, o militar interroga-se sobre como foi aí parar.


Algumas das letras são em Douala, uma língua dos Camarões, mas a maioria está em Pidgin do Inglês falado em Camarões, Nigéria e Gana. Nos Camarões hoje este Inglês mistura o francês e o patois. Outras partes da música são em francês, com algumas expressões idiomáticas incluídas. 

Vamos pois ouvir no programa e hoje a musica "Zangalewa".

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Eu, o Mar, o Sal, a (In)Justiça será lançado hoje em Mindelo

O Livro de Silas Leite Eu, o Mar, o Sal, a (In)justiça, é uma obra em que autor recorre às memorias para retractar situações “adversas à dignificação e valorização da espécie humana e de redobrados contornos, quando, conotadas com o desempenho de funções profissionais”.

Nara épocas desde a Infância do escritor, vivida em São Vicente, a sua adolescência e reteve a época em que trabalhou na Ilha do Sal, como Delegado Marítimo.


Perante situações ditadas pelas injustiças e face a prescrição do que deveria ser julgado,  o livro pretende de certa forma repor a verdade e conciliar com um passado mal entendido. 

Sila Leite falado seu livro no 40 Graus.


Musica com Historia 291015729

Perle Noir, de nome verdadeiro Amadaly Sakina, foi escolhida para tornar patrono dos XV Jogos do Madagáscar em 2012, como forma de promover o evento e a sua participação nos jogos Olímpicos de Londres e de Can 2012.

Nesse ano Perle Noire viu dois temas musicais seus “Love Animao” e “Matokisa Zah” non top do sucesso, sem esquecer a musica de apoio aos XV jogos do Madagáscar. Na altura foi produzido o clip Akamanay Mahery pela cantora, para restaurar a confiança dos atletas, para além de muitos outros projectos para acompanhar e apoiar os jogadores da selecção do seu país.


Vamos ouvir Perle Noire na interpretação de “Love Aminao

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Conheça o projecto "Cuidar no Lar"

Anísia da Luz, Fernanda Neves e Nadine Pires

Cuidados no Lar é um projecto criado pela Anísia da Luz, Fernanda Neves e Nadine Pires, Jovens da cidade de Mindelo, que para além de levar carinho, atenção e amor às pessoas que precisam deles, contorna ainda de certa forma o problema laborar das mesmas.

Depois da formação superior e perante a dificuldade de entrarem para o mercado de trabalho, nasceu-lhes a ideia, resultante da carência do mercado nessa área.


Depois através daStartup Weekend” que pretende impulsionar iniciativa empreendedora, conseguiram o financiamento em Novembro de 2014 e hoje o projecto já está em andamento. Acompanhe a história na primeira pessoa.

Musica com Historia 281015728

Wham! foi um duo inglês de música pop, formada em 1981 por George Michael e Andrew Ridgeley, na cidade de Londres. 

Nos Estados Unidos foram conhecidos como Wham!UK porque já existia outro grupo com o mesmo nome. Suas canções mais conhecidas são: "Careless Whisper", "Wake Me Up Before You Go-Go", "Freedom", "Everything She Wants", "Last Christmas" e "The Edge Of Heaven". Em 1985, a Wham! se tornou a primeira banda pop do Ocidente a apresentar-se na República da China, que até então não recebia grandes astros da música consagrados fora do Oriente. 

A banda se separou em 1986 e George Michael iniciou uma bem sucedida carreira solo.

Vamos ouvir Wham! na interpretação da música "Wake me up before you go-go".

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Alunos do Curso de Ciências Biologicas, Ambiente e Pescas, preocupados com a continuação de formação.

Vanésia Rocha, Steven Pires, Ana Fortes, Paulo Vasconcelos e Daniela Lima
Alunos do 3º ano do Curso de Ciências Biológicas do Departamento de Engenharia e Ciência do Mar, UNICV, estão perplexos face a possibilidade de não poderem este ano, eventualmente, continuar os estudos na área escolhida, Ambiente e Pescas, do curso de Ciências Biológicas, no polo de S. Vicente da Universidade de Cabo Verde.

A Justificação apresentada, conforme os alunos, foi de que seria aberto apenas o percurso com maior número de alunos interessados, segundo uma sondagem aplicada pelos professores, que no caso seria o percurso de Saúde.


No programa 40 Graus, em representação aos alunos afectados por esta decisão, estiveram a explicar a situação que os preocupa, Vanésia Lopes, Steven Pires, Ana Fortes, Paulo Vasconcelos e Daniela Lima (Foto). Acompanhe toda a conversa aqui

Music com Historia 271015727


Quatro nasceu numa família católica e musical, em Detroit, Michigan. Seu pai, Art, um músico de jazz da época, era de ascendência italiana, enquanto sua mãe, Helen Sanislay, era húngara. Ela é a tia da actriz Sherilyn Fenn, cuja mãe é irmã de Arlene Quatro.


Muitas fontes afirmam que o apelido Quatro era Quatrocchio, mas segundo a sua autobiografia, o avô paterno (cujo nome era Quatrocchio) realmente encurtou o nome da família para "Quatro" antes de Suzi nascer. Quatro começou sua carreira musical aos de catorze anos.

Ela tocou baixo nas bandas femininas Pleasure Seekers e Cradle com suas irmãs Patti, Nancy, e Arlene. Seu primeiro baixo foi um Fender Precision (1957), oferta do seu pai. Patti Quatro mais tarde se juntou à banda Fanny, uma das primeiras bandas de rock só com mulheres para conquistar a atenção nacional. Ela tem um irmão, Michael Quatro, que também é músico.

Suzi Quatro mudou-se para o Reino Unido em 1971, após ser descoberta em Detroit pelo produtor musical Mickie Most, que produziu The Animals, Jeff Beck, Lulu e Donovan. Nesta época Most havia fundado sua própria gravadora, RAK Records, que fez estrelas como Hot Chocolate e Mud.

Zusy Quatro e Other Four Letter Words na interpretação de "Shes inlove with you", um tema de 1979.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Musica com Historia 261015731

Um movimento sobre um longo zumbido, que nos liberta para cantar ao ouvir esta musica com alma.

Uma banda sonora do filme de Bollywood “Brothers” protoganizado por actores Akshay Kumar e Jacqueline Fernandez. “Sapna Jahan” foi interpretada por Sonu Nigam e Neeti Mohan, uma musica escrita por Amitabh Bhattacharya e composta por Ajay-Atul.


Aprecie Sonu Nigam do filme “Brothers” no Musica com História.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Musica com Historia 231015725

Porfi Baloa e os Adolescentes (anteriormente conhecido como Orquesta Os Adolescentes e comumente chamado de Adolescentes) é um grupo musical do molho de género composta de jovens venezuelanos, que nasceu em Dezembro de 1993, anteriomente produzido pela gravadora Korta Record e sob a direcção musical de Porfi Baloa, coposior e arranjador da maioria dos títulos da orquestra.

No final de 1994, ainda com o nome de Orquestra dos Adolescentes lança o seu primeiro álbum "Alegar Nosso Espaço", que contém canções como "Saudade", "Hoje eu aprendi", "Eu não posso ser seu amigo", entre outros, e que torna-se um evento musical de algumas semanas de seu lançamento sair o primeiro do item promocional Record Report "Longing", que por várias semanas foi o tema estações de rádio mais difundidas na Venezuela.


Ao Longo da sua carreia a orquestra conquistou numerosos prémios e reconhecimentos e ao comemorar esta ano o seu 20º Aniversario, a orquestra convidou Oacar de Leon para a interpretação do tema “Clase social”, a musica que roda no programa de hoje.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Djon ti Djo em conversa com a Morabeza

A viver em França, há já muito anos, João Fortes, vulgarmente conhecido por Djon ti Djon, estes dias de férias à sua terra natal,  fez uma visita aos estúdios da Morabeza Rádio. 

Numa conversa aproveitou partilhar conosco a experiência da vida de um emigrante, no trabalho, no convívio, nas saudades da terra e as dificuldades enfrentadas para vencer no tão sonhado, “a procura de uma vida melhor”.


Conheça então um pouco a realidade da vida de um emigrante

Musica com Historia 221015724

The xx é uma banda Indie britânica do sudoeste de Londres, Inglaterra. Formada originalmente por Romy Madley Croft (vocais e guitarra) Oliver Sim (vocais e baixo), Jamie Smith (beats e produção) e Baria Qureshi (teclado), em 2005. Os membros originais reuniram-se na Elliott School, escola do sul de Londres notável por seus ex-alunos, incluindo músicos como Hot Chip, Burial e Four Tet.

Em 2009, apareceram no 6.º lugar da lista NME The Future 50 list destacando-se entre os novos e promissores grupos britânicos.

Em 11 de Novembro de 2009, foi confirmado que a tecladista Baria Qureshi deixou a banda depois de perder vários espectáculos agendados, alegando cansaço. Ele não foi substituído, e a banda continua como um trio.

A faixa intitulada de Intro de 2014 foi usada por Rihanna na música Drunk on Love do álbum Talk That Talk.


The XX na Musica com História com o tema Angels.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Mindelo recebe Festival Oiá

Regressa a Mindelo na 5ª feira, 22, o Festival de Cinema Oiá, cuja programação paralela, nomeadamente as formações,  já acontece.

Organizado agora pela produtora Tchon Kriol o evento, que começou como uma mostra documental, põe fim ao interregno de vários anos e reinventa-se agora como festival nacional onde haverá espaço para exibição e competição de filmes com selo cabo-verdiano, produzidos no país e na diáspora.
Aliás, a diáspora merece do Oiá um olhar especial, que contempla a homenagem a duas realizadoras que aí têm o seu espaço criativo: Claire Andrade Watkins e Ana Rocha Fernandes, ambas bastante produtivas, e premiadas internacionalmente.

O festival propõe-se também a funcionar como espaço para reflexão e debate sobre “condições e disponibilidade de produção no país”.

Entretanto, desde a semana passada os organizadores do «certame já estão a realizar pequenas formações de audiovisual, com foco na edição de vídeos, montagem, fotografia, linguagem cinematográfica, entre outros aspectos.

Oiá irá também descentralizar-se com a exibição de filmes em algumas zonas da periferia de Mindelo.

O Festival conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
(In “AVoz”) - 

Acompanhe a conversa com Bob Lima da Organização do Festival, no 40 Graus da Rádio Morabeza.

Musica com Historia 211015723

Alan Sorenti começou sua carreira no início dos anos setenta com o trabalho mais perto de rock progressivo e experimental. Em 1972 ele lançou seu primeiro álbum, um projecto que contou com a participação do musico Jean Luc Ponty. Tanto o seu disco Air, como o segundo trabalho de 1973, têm a mesma estrutura  musical melancólica.

Em 1975 Alan publica um  disco de 45 rotações, bem-sucedido, com algumas canções que foram reeditadas num álbum de 2002, e que Franco Battiato gravou também no seu cover, Fleurs.


Figlidelle stelle é uma musica de Alan Sorenti de 1977.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Musica com Historia 201015722

O título novo trabalho de Buika, Vivir Sin Miedo, apresenta-se como uma espécie de resumo da carreira da artista. Desde sempre imune a rótulos e modas, esta espanhola de origem guiné-equatoriana divide-se pela música, pela escrita e pelo desenho com o mesmo à-vontade com que, fala do mundo, das pessoas e de si própria.

Ao longo da sua carreira já cantou como nomes tão diversos como Anoushka Shankar, Chick Corea, Mariza, Bebo e Chucho Valdes, Seal, Nelly Furtado ou Charles Aznavour.

Buika viveu nos últimos 5 anos em Miami, nos Estados Unidos da América, fugindo da crise económica que a Espanha vive.

Musica com História e Muika Concha com o tema "Vivir sin miedo"

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Musica com Historia 191015721

De Togo ao Congo Brazzaville, passando pela Republica Centro Africana, o Mai, o Benin, “Taxi Sougnou” teve um relativo sucesso, posicionando-se em primeiro lugar no hit Parade da Costa do Marfim e numero dois no resto do continente. Incontornável, Bailly Spinto apresentou o “Taxi Sougnou” aos amante da música americana e francesa.

Bailly Spinto tinha cimo ídolos, músicos negros como Otis Redding, James Brown, ou Wilson Picket. Esses tinham uma voz bonita e Bailly Spinto queria imitá-los.
Com sua voz febril, Bailly Spinto cantou "Taxi Sougnon" em Bete, sua etnia do sul da Costa do Marfim. Taxi Sougnou quer dizer motorista de Taxi. Em 1979 os críticos compararam a música de Bailly Spinto às do congolês Rochereau.

Spinto foi recebido pelo presidente de então da Costa do Marfim, Felix Hophouet Boigny, um grande apreciador deste seu tema musical. Igualmente foi felicitado nesse mesmo ano pelo cantor nigeriano Fela Kuti, pela sul-africana Miriam Makeba e pelo Camaronês Manu Dibando, pelo seu estilo musical entre Jazz e Blue. Ele era solicitado para quase todas as galas africanas.


Musica com Historia apresenta Bailly Spinto a interpretar “Taxi Sougnou

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Musica com Historia 161015720

Yegna (pronuncia-Yen-ya, que significa "Ours" em amárico) é um drama musical radiofónico e também um documentário que visa capacitar as jovens na Etiópia.

O projecto aborda questões como casamento precoce, o isolamento e a gravidez na adolescência e o programa é transmitido na rádio Segher FM em Addis Abeba, para uma população de cerca de 20 milhões de pessoas.

A Primeira apresentação ao vivo desta banda só de garotas etíopes foi no Teatro Nacional Adis Abeba, em Maio de 2013. O grupo de 5 membros foi formado em Abril de 2013 como parte do esquema de menina Hub financiado internacionalmente, que também opera na Nigéria e Ruanda. Os membros do grupo são Teref Kassahun (apelidado Melat, de 26 anos), Lemlem Haile Michael (Mimi, 26), Zebiba Girma (Emuye, 22), Eyerusalem Kelemework (Sara, 27) e Rahel Getu (Lemlem, 22). Cada membro do grupo representa uma personagem.

Yegna cria mudanças positivas nas meninas na Etiópia por educá-las através de diversão e entretenimento, dando-lhes ao mesmo tempo um modelo de vida, informação e inspiração.

Depois do sucesso de seu vídeo de estreia “Abet” em 2013 elas lançaram um segundo vídeo, Taitu, no final do ano, em colaboração com o cantor Aster Aweke. Taitu foi uma rainha consorte da Etiópia no início do século 20.


No programa de hoje vamos pois ouvir a musica “Taitu

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Musica com Historia 151015718

Anita Macuácua é uma cantora moçambicana de marrabenta, que iniciou a carreira musical formando a dupla Gitolas e Anita. Conquistou reconhecimento nacional ao iniciar sua carreira à solo lançando grande sucessos como Wansati Uta lhupheka e Moçambique.



Com sua voz emotiva, típico talento moçambicano e dança sensual,  Anita já ganhou prémios nos 3 principais concursos de música do país: Top Feminino e Ngoma e Mozambique Music Wards. Iniciou sua carreira internacional com o Projecto Mabulo.

;Musica com Historia apresenta Anita Macuacua a interpretar "Avano"

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O Renascer de uma Arte

O Renascer de uma arte é uma exposição de Tapeçaria que decorre até o dia 22 de Outubro no Centro cultural de Mindelo, com trabalhos do artesão Saturnino Coronel.

Sota Coronel, de seu nome artistico, emerge-se como um dos protagonistas na cena artística Cabo-verdiana, enfatizando o quotidiano cabo-verdiano, nomeadamente o costume e a natureza. 

Promovendo formações destinadas aos jovens e apoiando actividades de cunho social, tendo eleito como sua forma de expressão a Tingidura, o Batik, a Pintura e a Tapecaria, actividades essas materializadas no Atelier Sota Coronel.

Acompanhe a conversa tida no programa 40 Graus, na Rádio Morabeza, com o artista, Sota Coronel, a propósito desta exposição.

Musica com Historia 141015718

Ernesto Djedje, nasceu no país dos Bete, na Costa do Marfim em 1947 e faleceu nesse mesmo país em 1983. Conhecido como falcão e rei de Ziglibithy, era cantor, poeta, fabulista, compositor e guitarrista. Um verdadeiro ícone desse país, também conhecido pelas suas actuações no palco, com desenvoltura muito especiais.

Ele inspirou grande parte de nova geração de cantores africanos de Ziglibithy, estilo musical e dança de que é criador. Desse estilo musical resultou o Zouglou em 1990 e depois em 2003 o Lecoupe.
O álbum Ziboté coloca Ernesto Djedje na cena internacional e a musica que deu titulo ao disco, considerada um sucesso internacional. Antes da chegada deste disco havia duas tendências musicais nesse país. A  usica tradicional da Costa do Marfim tornou-se impopular devido a influencia de ritmos latinos americanos e de africa central.

O Ziglibithy é uma dança e um estilo musical revolucionário que colocou a música da Costa do Marfim no topo. Criado por Ernestdo Djedje esta terceira tendencia mistura os estilos tradicionais locais. O Ziglibithy tornou-se então uma tendência que se alargou para a africa sub sahariana, na década de 70. Países como Camarões, Burkina Fasso foram dos primeiros a importar este estilo.


Ernesto Djedje morreu repentinamente a 9 de Junho de 1983 no hospital militar em Yamoussoukro aos 35 anos de idade. Sua morte foi um choque para a nação marfinense. Oficialmente, o artista morreu na sequência de um envenenamento depois de regressar de uma viagem a  Ouagadougou, em Burkina Faso. Até o momento, não se conhecem os resultados da pesquisa entretanto feira. 

Ernesto Djedje e a musica "Ziboté"

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Musica com Historia 131015717

Led Zeppelin foi uma banda de rock Inglês originalmente formada em 1968 pelo guitarrista Jimmy Page, sob o nome "The New Yardbirds", com base em banda anterior de Page, The Yardbirds. A banda foi formada quando Jimmy Page (guitarra) recrutou Robert Plant (vocal e gaita), John Paul Jones (baixo, teclados, bandolim) e John Bonham (bateria). Com som de blues-rock-driven guitarra, Led Zeppelin são regularmente citados como um dos progenitores do heavy metal e hard rock. Trinta anos após a dissolução da banda, pela morte de Bonham, em 1980, a banda continua a ter alta consideração pelas suas realizações artísticas, sucesso comercial e ampla influência.

Os Led Zeppelin já vendeu mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo, incluindo 111,5 milhões de unidades certificadas nos Estados Unidos, tornando-os um dos mais grupos mais vendidos de  todos os tempos. Eles tiveram todos os seus álbuns de estúdio originais no top ten da parada de álbuns Billboard em os EUA, com seis alcançando o primeiro lugar.

Ao longo da sua carreira os Led Zeppelin receberam muitos prémios e condecorações, sendo um dos mais recebente, a Homenagem do presidente dos EUA, Barack Obama, na 2012 Kennedy Center Honors.

Eles foram premiados com cinco álbuns de diamante, bem como catorze Multi-Platina, quatro platina e um disco de ouro nos Estados Unidos, enquanto no Reino Unido têm cinco Multi-Platina, seis Platinum, uma de ouro e quatro de prata álbuns. Além de listar cinco de seus álbuns entre as 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos, Rolling Stone nomeou o Zeppelin como um dos 14 maiores grupos de todos tempos em de 2004.


Musica com História apresenta Led Zeppelin no tema “Good times bad times”.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Musica coim Historia 121015716

Nascido na década de 60, Balou Cante seguiu todo o desenvolvimento do género musical até ao ndombolo. Depois de trabalhar com estrelas como Papa Wemba, Offi Olomide e Ray Lema, Ballou decidiu uma ponte que iria abranger três gerações de amante de música e músicos congoleses, actualizando a refinada elegância, indiferente de rumba de ontem. 

Ele também acrescentou uma nota pessoal de colorido, e ricamente construída poesia para produzir o "lolango" (amor) na rumba, a expressão Lingala que fala das alegrias e os sofrimentos da paixão amorosa.


Ballou Canta é o artista congolês convidado para a 9ª edição de Masa, em 2016. EDstrá hoje no programa Musica com História a interpretar "Amour Madinina"

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Serge Silveira anima a noite de Nautilus

Esta noite o Nautilus em Mindelo, vai promover uma noite especial com Funk, Soul, Disco, destinada aos amantes de musica que fizeram furor nas décadas de 70 e 80.

Vindo da Dinamarca, o Dj Serge Silveira animará a noite, na sua primeira actuação em Cabo Verde, depois de ter percorridos palcos por quase todo o mundo e ter animado festas nas grandes capitais europeias.

Com mais de 40 anos de carreira, esta homem que promoveu seu hobby de Dj, como uma das actividades que gosta de fazer ao lado da sua profissão na área de restauração.

Em conversa com o 40 Graus, Serge fala-nos um pouco do seu percurso, desde o Senegal, onde nasceu e as vivências na Finlândia e Dinamarca. Acompanhe aqui.

Musica com Historia 091015715

Afro Brothers é um grupo que nasceu da necessidade de projectar ao mundo uma mensagem que seja mais que falar da liberdade ou amor, pelo simples facto de fazer rimar as palavras. O projecto carrega uma consciência social nas suas canções e transmitem uma mensagem que nos obriga a reflectir sobre quem somos e o que fazemos pelo nosso mundo.

Afro Brothers interpreta música contemporânea mexicana, fundido com ritmos de mundo, com misturas deste reggae, rock, salsa, ska, bolero, entre outras sonoridades.

Em meados de 2009, o grupo entra nos estúdios para dar forma a sua produção discográfica “La Carretera”, um disco com 13 temas, inspirados nas experiências dos integrantes.

Musica com Historia apresenta Afro Brothers na musica “Give me your love

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Musica com Historia 081015714

Depois de “Péyi mwen”, o novo single da jovem cantora G´ny, chama-se “Fanm isi”. A bela caribenha de Guadalupe, nascida em Paris, regressa comum tema audaz, entre interpretações ao vido e uma programação vincada por textos de fortes expressões.

G´ny é uma das convidadas ao Masa 2016, Mercada de artes de espectáculos africanos em Abidjan, na Costa do Marfim, ao lado de dezenas de outros artistas e interpretes, entre os quais a cabo-verdiana Jennifer Solidade.


Vamos ouvir G´ny a interpretar o tema “Fanm isi”.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Musica com Historia 071015713

The Beauty of Gemina é um grupo de Rock Alternativo e música electrónica da Suíça, fundado por Michael Sele em 2006. A banda foi criada na sequencia da dissolução da antiga banda de Michael, Nuuk.

O primeiro disco dessa nova formação foi "Suicide Landscape" que se tornou um sucesso nas charts de musica gótica. O vídeo que acompanha a musica foi feito na passagem de São Bernardino e apresentado ao vivo  MTV Europa assim como na Televisão Suíça


The Beaty of Gemina no musica com Historia com o tema “In Silence”.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Musica com Historia 061015712

Matt Nathanson é um músico dos Estados Unidos, cujo trabalho é um mistura de música folk com rock and roll.

Além de cantar, ele toca violão acústico (geralmente um de doze cordas) e guitarra. Ele é talvez mais conhecido por sua canção "Come On Get Higher", bem como por sua personalidade cómica.

O último álbum de Nathanson, Mostre-me seus Fangs, foi lançado em os EUA em 02 de Outubro de 2015. O primeiro single, "Headphones", com Lolo foi lançado em Junho de 2014. Para o vídeo, Nathanson juntou-se a empresa Technologies Starkeyno Peru para ajudar as pessoas com perda auditiva. Após o lançamento de "Headphones", Nathanson fez a turnée de dois meses com seu antigo companheiro Gavin DeGraw.  Em Maio de 2015, foi lançado o single de ouro "no Summertime ",


Musica com Historia apresenta Mat Nathanson em “Headphones

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Tala Morais já tem no mercado o seu disco "Nha Sonho"

Depois de ter Lançado em 2012, por ocasião das festas natalícias um disco com canções de Boas Festas, Tala Morais, regressou aos estúdios, desta feita para concretizar um sonho de lançar um trabalho com canções inéditas da sua autoria.


Trata-se de “Nha Sonho”, um disco acabado de gravar em Mindelo que trás 10 faixas musicais, entre mornas, coladeiras, funaná e zouk. Com este trabalho, Tala Morais orgulha-se de ter atingido esta etapa na sua caminhada e sonha agora em continuar a dar o melhor de si para o que muito gosta de fazer que é compor e interpretar. Por ocasião da apresentação deste disco, estivemos em conversa com este compositor, que pode acompanhar aqui.

Musica com Historia 051015711

Kassav' foi criado em 1979 por Pierre-Édouard Décimus, músico profissional que, juntamente com Freddy Marshall, decidiu transformar a música de carnaval de Martinica e Guadalupe num estilo mais moderno. A banda foi a primeira a despontar como pioneira do zouk. Seu som se tornou "pan-caribenho", englobando elementos do reggae e da salsa. Seu primeiro álbum, Love and Ka Dance (1980), estabeleceu aquilo que seria conhecido como o zouk. 

O grupo tornou-se cada vez mais popular, atingindo seu auge em 1985 com o álbum Yélélé, onde se destacava o sucesso "Zouk la sé sèl médickaman nou ni". Com esta música, o grupo espalhou sua música pela América Latina e também pela Europa e até mesmo em países da Ásia, popularizando também a dança zouk.


Este disco marca o início do crescimento sobre o Reconhecimento Internacional de Zouk. Seu sucesso internacional "Zouk la sé SEL médikaman nou ni" (que significa "Zouk é o único remédio que temos" em francês Antilhas Creole)começou a mania de dança zouk na América Latina e no Caribe, com juros expandindo para outras partes do mundo.

"Zouk la se sel medikaman nou ni", remix de Bob Sinclar


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Musica com HIstoria 021015710

Kantala, neto de Donso, mestre Burkinabe de KORA, com uma voz mágica. Soa a alquimia melodiosa e calmante. Pertence ao etnia senufo. Aprendeu a sozinho, apesar da oposição de sua família que não o revelou que  que o seu avô era um músico. Mas para os Donso, caçadores, guerreiros e músicos, a tradição deve ser mantida.

Kantala é agora reconhecido como um dos maiores tocadores de kora, com o seu estilo único o Tafdjani, uma música que está enraizada na tradição africana, a florescer no modernismo, inspirada pela herança da etnia Senoufo, onde ainda predominam o blues, o pop, a salsa ... uma mistura de sons melodiosos e calmante.

Kantala canta os sonhos das pessoas e as suas desilusões, músicas entre nostalgia e determinação que soam como um "fado Africano"


Kantala, artista do Burkina Fasso, nomeado para o premio decovert da RFI, para 2015 na musica “Bimogo".

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Musica com Historia 011015709

Welcome Home é o sexto álbum de estúdio britânico afro-pop banda Osibisa lançado em 1975 pela Island Records. Emitido em formato de CD em 1997 por Red Steel Music.

Osibisa é um britânico afro-pop banda, fundada em Londres em 1969 por quatro expatriados Africanos e três músicos do Caribes. Osibisa foi uma das primeiras bandas de origem Africano a tornar-se muito popular e ligada à descrição de world music.

O nome Osibisa foi descrito pelos membros da banda como "ritmos cruzados que explodem com felicidade", mas na verdade vem de "osibisaba" a Fante palavra para highlife. O estilo musical deste grupo influenciou muitos outros grupos musicas da época e mesmo da actualidade, como é o caso do Ganes “Ace”, produtor musical de hip hop que reconheceu que os seus trabalhos foram influenciados pela musica “Welcoma Home”  de Osibisa. 


Vamos ouvir Osibisa na musica “Welcome Home