quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Musica com Historia - 271114489



Valsa (do alemão Walzer) é um género musical de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha.

Durante meados do século XV, a allemande, muito popular na Índia, já antecipava, em alguns aspectos, valsa. Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1747, pode ser considerado o pai do género.

Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas. Actualmente as valsas são regularmente interpretadas pelas mais importantes orquestras mundiais.

A dança iniciou-se com braços mexendo bem devagar ao nível da cintura, tornou-se logo uma dança independente com contacto mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVI a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.

Vamos ouvir a Orquestra de Frank Pourcel a interpretar "O Lago dos Cisnes".

Sem comentários:

Enviar um comentário