sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Jazzy Kriol

Esta noite a a réplica da Torre de Belem em Mindelo recebo o Kriol Jazzy Bird. O concerto será realizado na Réplica daTorre de Belem e conta com a participação de cerca de 20 músicosda cena jazz mindelense: John d’Tevec, Ku4rtet, Bau e K (num dueto unico e original), Hernani Almeida, Jennifer Soledad, Nelly,  Djim Djob e outros.

“A nossa Casa de Musica, o Jazzy Bird Bar-Pub,Lda, tem por hábito a realização de noites musicais de jazz krioulo no nosso espaço cultural nocturno, estabelecimento que este ano completa os seus 14 anos de existência.
Somos um espaço aberto, um espaço de encontro para os mindelenses, um espaço de cultura já reconhecido por diversas gerações de artistas e homens de cultura, um espaço no qual os nossos artistas fazem sempre questão de frequentar quando passam por Mindelo, desde a geração de Humberto Bettencourt até à geração montante de Vamar Martins e amigos, passando por Totinho, Tey e demais integrantes do ex-grupo de Cesária Évora.
Para além de sermos um espaço de memória colectiva de artistas que nos são queridos mas que partiram cedo demais, mas que aqui deixaram uma marca viva e presente em quadros e objectos próprios mas sobretudo em termos de alma.
Penso nos nossos amigos Bius e Vadú, frequentadores assíduos e amigos deste espaço, penso no nosso grande mestre Luís Morais que fez questão de nos legar o seu Saxofone Alto que está agora exposto nas nossas paredes em sua homenagem, penso na nossa Diva que desde os primeiros momentos nos acompanhou nesta aventura e sempre nos encorajou.
De há um tempo a esta parte temos equacionado formas de levar este tipo de fusão musical aos mais diversos cantos e esferas da nossa população, e veio-nos a ideia de tempos em tempos sairmos do nosso próprio espaço e irmos a outros lugares ao encontro das nossas gentes. E nesse sentido procurar lugares simbólicos e marcantes da expressão cultural no Mindelo, dando outras perspectivas desses mesmos espaços às nossas populações ao mesmo tempo que atraindo mais pessoas para os frequentarem para além de irmos ao encontro de outros e novos adeptos para a nossa proposta musical, que é uma proposta aberta ao mundo, moderna mas profundamente e enraizadamente Krioula.
Por outro lado, pensamos sinceramente que este tipo de empreendimento faz parte das respostas adequadas para uma cidade que diz quer ser uma cidade acolhedora para o turismo, seja ele nacional ou internacional, uma cidade que quer oferecer aos seus visitantes diversas opções em termos de ocupação dos tempos livres, para além de ser uma cidade que se quer intrinsequecamente uma Urbe Cultural.
Já estivemos com esta proposta de Nôt de Jazz Kriôl no espaço cultural Manel d’Novas e desta feita gostariamos então de “invadir” o pátio exterior do edificio réplica da Torre de Belém, numa noite musical de extrema qualidade durante a qual actuarão em Jam Session os artistas John d’Tevec (para o lançamento do seu mais recente trabalho discográfico), Ku4rtet (banda suporte do último Kriôl Jazz Festival), Bau e K (num dueto unico e original), Hernani Almeida (na sua fusão jazz Afronami) e que conta com a participação de vários artistas nossos radicados no estrangeiro e que estarão no Mindelo por ocasião das festas de final do ano e que já solicitaram a sua inclusão no programa, tais Djim Djob e outros, numa noite que queremos e faremos inesquecivél para todos quantos dela participarem.
Será também um momento para relembrar aos mindelenses a estética e a força deste edificio e sobretudo da sua envolvente, património cultural de extrema importância mas que pensamos o mindelense ainda não interiorizou como sendo mesmo seu, contribuindo ainda mais para a oferta cultural mindelense vista e vivida numa relação respeitosa e integrada com a cidade.”
Alexandre de Novais e Vou Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário