quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Musica com Historia 031215754

Cadence-lypso é uma fusão de cadência Rampa do Haiti e calypso de Trinidad e Tobago. Originado na década de 1970 pelo band Exile One da republica Dominicana  na ilha de Guadalupe, espalhou-se e tornou-se popular nos clubes de dança de Dominica e nas Antilhas francesas.

A figura mais influente no desenvolvimento da Cadence-lypso foi o grupo Dominicana Exile One (com base na ilha de Guadalupe), que combina música calypso do Inglês falando do Caribe e da rampa cadência do Haiti com influências de jing de ping, a música tradicional Dominicana.

Até o final da década de 1970, Gordon Henderson de Exile One definiu Cadence-lypso como "uma síntese de padrões musicais caribenhos e africanos fusão do tradicional com o contemporâneo". Ele foi empurrado na década de 1970 por grupos de Dominica, e foi o primeiro estilo da música Dominicana a conquistar o publico internacional.

Além de Exile One, outras bandas incluídas as Grammacks, Black Roots, Black Machine, Naked Feet, Belles Combo, Mantra, Black Affaire, Liquid IceWafrikaiMidnight GrooversBill-O-Men e Milestone,, enquanto os cantores mais famosos incluídos Bill Thomas, Chubby Marc, Gordon Henderson, Linford John, Janet Azouz, Sinky Rabess, Tony Valmond, Jeff Joseph, Mike Moreau, Anthony Gussie e Ophelia Marie eram os mais populares de cadência-lypso na década de 1980.

Cadence-lypso foi influenciado pelo movimento nacionalista Rastafari e Black Power. Muitos grupos fizeram canções com essas posições ideológicas, e grande parte do repertório era xcantava na língua kwéyòl.


Destaque no programa de da musica “Aie Mam Mam“ de Black Affaire

Sem comentários:

Enviar um comentário