quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Musica com Historia 301215773

Uma das surpresas do indie-rock dos últimos anos, a australiana Courtney Barnett pratica uma espécie de slacker-rock repleto de humor e one-liners sobre os minúsculos problemas de primeiro mundo da juventude. Não vá alguém acusá-la de se preocupar mais com as histórias do que com a música, a menina Barnett saca sempre um riff orelhudo ou uma melodia maravilhosa para ornamentar o seu universo de fatias de pizza esquecidas atrás do sofá, ao lado da bomba para a asma.


Agora ouça-se An illustration of loneliness, a terceira cançoneta do novo Sometimes I Think And Sit, And Sometimes I Just Sit, que é uma uma paráfrase do escritor A. A. Milne, o autor de Winnie-The-Pooh: “Sometimes I sits and thinks, and sometimes I just sits...”. A simples escolha de frase, ou de autor citado, ajuda a definir Barnett como um ser algures entre a preguiçosa bem-intencionada e a ingénua sábia.

Courtney Barnett e a música "Avant Gardener"

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Kudihohola é o primeiro disco do Angolano Chalo Correia

Kudihohola, é o titulo do primeiro disco de Chalo Correia. Foi lançado em Junho de 2015, com apresentações em alguns países da Europa, e uma boa aceitação da parte daqueles que já apreciaram o trabalho.

Um disco com estilo musicais de Angola, que vão deste rumba, dos anos 40 / 50 do seculo passado a kazukuta, passando pelo semba e ritmos mais actuais desse país, Chalo quis resgatar um passado musical do seu país, que consider a cair no esquecimento.

Kudihohola, a palavra em kimbundo que significa despertar, é desta forma um despertar depois que quase duas décadas de vivèncias musicas de Chalo Correia em Portugal.

De breves férias por esses dia em Cabo Verde, Chalo dispensou-nos alguns minutos de conversa que poderá acompanhar aqui.

Musica com Historia 291215772

O segundo disco da dupla formada pelo maliano Ballaké Sissoko e pelo francês Vincent Ségal é um pequeno milagre. O som luminoso e encantatório da kora unido a um violoncelo que, nas mãos de Ségal, ganha mil formas – flauta bucólica, orquestra magrebina, zumbido avassalador. Dois homens em conversa longa e frutuosa enquanto a noite avança num terraço de Bamako. Admirável e comovente. De um génio admirável, de uma humanidade desarmante.


O som cristalino e fluído da kora acompanhado das cordas percutidas do violoncelo. A kora que cresce numa cascata de notas, que serena o ritmo para que nos recostemos de olhos nas estrelas imaginadas, maravilhados. O violoncelo que há-de soar como uma flauta poderosa, como orquestra magrebina imponente, como contrabaixo que se enlaça nas cordas luminosas da kora. 

A tradição cultural mandingo (aquela a pertence Ballaké Sissoko) a transformar-se em música de câmara em Prélude, a imaginar solo brasileiro em Passa Quatro (nome da localidade brasileira, em Minas Gerais, que inspirou a melodia a Vincent Ségal), os Étoile de Dakar de Youssou N’Dour, a lenda musical senegalesa, homenageados em Super Étoile, o tom grave do zumbido, criado no violoncelo, que sobrevoa Balazando, e a voz de Babani Koné, a grande cantora maliana, que agracia Diabaro – foi por ela, e por respeito a ela, que tanto queria gravar com o duo, que Ballaké e Vincent acederam a trocar o terraço por um verdadeiro estúdio. “Não podíamos recusar tê-la no álbum e não a podíamos pôr a cantar no terraço, seria estranho”, explica Ségal. “‘Somos músicos profissionais, porquê gravar aqui e não no estúdio?’, diria ela”. Talvez Babani não compreendesse, mas Ballaké e Vincent Ségal não quereriam – não poderiam – fazer Musique de Nuit de outra maneira.

Musica com Historia 281215771

Nunca a pop esquiva de Julia Holter foi tão amiga das canções. Rondando sempre a linguagem da pop, Holter navegava amiúde por entre paragens etéreas, jazzísticas ou oníricas com uma abordagem em muito decorrente da sua formação clássica. Era essa aproximação indecisa que fazia descer uma névoa encantadora sobre as canções. E agora que a névoa muito se dissipou, pasme-se, continua irresistível. 

Há muito que Julia Holter assumiu este jogo de provocação com a música pop, este jogo de sedução de emitir todos os sinais de querer avançar para os seus braços para logo em seguida bater em retirada – mas apenas o suficiente para não perder o controlo, mantendo-se conscientemente no seu campo gravitacional. 

Julia Holter em "Feel You"

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Musica com Historia 231215768

“O País que Nasceu Meu Pai” é o título do mais recente disco do músico angolano Paulo Flores, a ser lançado em Maio passado. O rótulo dá nome a sétima música desta obra discográfica que representa os 25 anos de carreira do cantor.


Paulo flores chamou, a imprensa e os amigos para apresentar as 14 músicas que compõem a obra que, segundo o autor, “marca uma nova e importante etapa na carreira”.

Em breves declarações à imprensa, Paulo Flores revelou que o disco foi gravado na capital angolana, Luanda, e em Portugal. “Semba e ritmos inspirados em sons africanos de outras paradas dão identidade rítmica à obra”.

Neste momento, acrescenta o músico, dois vídeos já foram gravados para promover “O País que Nasceu Meu Pai”, sendo que os preparativos para a produção de outros dois já estão em andamento.
“Memória de Café”, “Leva-me Daqui que Vou”, “Mister Mouse”, “A Carta”, “Cara de Madona”, “Trem da Cidade” e “Sou Ninguém” são partes do disco.


Paulo Flores construiu uma carreira musical ao longo dos últimos 25 anos e é conhecido internacionalmente pelo seu semba e pela sua forma única de se ligar às raízes e contar histórias através da sua música, utilizando personagens, dando-lhes vida através da sua música.

Paulo Flores e "A Carta"

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

IJCSUD promove Natal Solidário.

Todos os anos a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, promove a festa do Natal, associado ao acto solidário a favor de carenciados ou instituições necessitados de apoio. Este ano o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, é a instituição que será apoiada em alguns matérias, conforme disse a Sra. Mafalda Neves, em conversa com o programa 40 Graus da Rádio Morabeza.

À troca de um quilo de generosidade (traduzida em comida, roupas, utensílios de cozinha, materiais didactivos) será promovido um espectáculo no dia de hoje no Centro Cultural de Mindelo, com a participação de várias outras instituições, para honrar esta causa.


Mafalda Neves da Igreja dos Mórmons (como também é conhecida a IJCSUD) disse o espectáculo é também um momento de chamar a atenção para o verdadeiro significado do Natal. Acompanhe a conversa.

Musica com Historia 221215767

"Acapella" é uma canção da dupla de música americana Karmin. Foi lançada em Julho de 2013 pela Epic Records como o primeiro single de álbum de estúdio de estreia, “Pulses” de 2014. O single foi escrito por membros do grupo Amy Heidemann e Noonan Nick, assim como Sam Hollander e Boys Like Girls frontman, Martin Johnson, que produziu o single, enquanto os direitos de produção foram manipulados por Boys Like Girls vocalista Martin Johnson. 

O conceito instrumental da canção foi inspirado no filme Pitch Perfect de 2012, um filme cantado em cappella. A música em si é uma mistura de vozes humanas com toque limitado de instrumentos. 


Musica com Historia e “Acapella” de Karim.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Musica com Historia 211215766

Del Castillo começou como um projecto de estilo flamenco-latino entre os dois irmãos, Rick del Castillo e Mark del Castillo, em 2000. Os irmãos, que sempre tinham tocado guitarra eléctrica em bandas de rock distintas e nunca tinham tocado em conjunto, começaram a coloaborara  pela primeira com canções em guitarras acústicas. Alex Ruiz, um bom amigo dos irmãos Del CAstillo juntou-se a eles como vocalista / guitarrista e começou a acrescentar letras e seu talento particular ao som das guitarras acústicas. Logo depois, outros membros juntaram-se à banda.

Após receberem uma resposta positiva e encorajadora de todos os que ouviam as suas canções, eles criaram em conjunto um projecto que evoluiu para uma verdadeira banda. Com o “line-up” completo, Del Castillo começou a produzir material mesclando muitos estilos e influências, todas mantendo um elemento sólido: o ritmo latino.

A banda fez sua estreia com o CD Brothers of the Castle, em 2001, o qual reuniu grandes elogios dos críticos e dos fãs de música também. Tal como "projecto banda" estivesse solidificado em uma família de músicos, a banda deu mais um passo para além deste aspecto, chegando mais próximo ao que se chamaria de banda profissional com o lançamento do CD Vida.


E reconhecimento, se não fama, vieram sob a forma de um convite para aparecer na trilha sonora do realizador Robert Rodríguez Once Upon a Time in Mexico e da honra de ganhar o prémio de "Melhor Banda de Austin do Ano " em 2002-2003 no tradicional evento de premiação denominado Austin Music Awards.

Vamos louvir Del Castillo “Para mi Sobrina

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Musica com Historia 181215765

Seun Kuti  Filho de peixe peixinho é. Seguramente pode-se afirmar que Seun herdou tudo que há de bom na musicalidade de seu pai, o aclamado Fela Kuti. Tendo o saxofone como instrumento principal, o maia novo da família Kuti começou a carreira bem cedo e, logo após a morte do pai, se tornou aos 14 anos vocalista do Egypt 80, clara alusão ao Africa 70, conjunto formado por seu pai anos antes.


Sucesso por onde passa, o músico ganhou luz própria e trouxe uma pegada moderna ao afrobeat. A discografia de Seun conta com cinco trabalhos lançados, um dos mais recentes é “A Long Way To the Beginning”, que estreou nas paradas em 2014.

Hoje apresentaremos o tema "Rise" de Seun Kuti & Egipto 80

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Hospital Batista de Sousa promove Natal para os doentes internados

No âmbito da humanização dos cuidados, o Hospital Batista de Sousa, em Mindelo, organiza anualmente o Natal dos doentes, proporcionando-os momento de reflexão e de convívio, a propósito deste acontecimento, concorrendo para a minimização do sofrimento dos utentes internados que não conseguem desfrutar esses momentos com seus familiares e pessoas significativas.

Para nos falar da festa do Natal programado para este ano. convidamos a Dra. Sandra Monteiro ao programa 40 Graus. Acompanhe a conversa aqui.

Musica com Historia 171215764

Hoje o destaque vai para Ismael Serrano, este musico que estudou Física na universidade de Madrid ao esmo tempo que iniciou na musica em locais de Madrid, como a Libertad ou Galileo, dando-se a conhecer nesta nova carreira.

Depois decidiu abandonar os estudos e colocou a carreira artística em primeiro plano.

Em 1997, gravou o seu primeiro álbum “Atrapados em azul” onde apresenta canções de protesto, álbum que inclui uma das suas canções mais populares “Papa cuentame otra vez” e outros temas como “Vértigo” ou “Un muerto encierras”.

Com o seu primeiro trabalho conquistou o disco de platina  em Espanha  e deu-se a conhecer na America Latina, onde foi disco de Ouro na argentina.


Vamos ouvir “Papa cuentame otravez” de Ismael Serrano.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Musica com Historia 161215763

María Isabel Pantoja Martín que nasceu em Sevilla, em 1956, é uma popular cantora contemporânea a espanhola, de origem cigana especializada no género Copla.

Nascida no bairro de Triana, dessa cidade espanhola, tem uma longa e rica carreira musical, que iniciou na infância, com mais de uma dúzia de discos publicados. Esteve casada com o célebre toureio Francisco Rivera Pérez, até ao falecimento deste. Também teve um relacionamento com o malogrado politico Marbella Julián Muñoz. Isabela Pantoja era presença frequente na imprensa cor-de-rosa.


Em 2007 esteve envolvida no Caso Malaya, uma operação contra a corrupção em Marbella. Desde Novembro de 2014, cumpre uma pena de prisão, por ter sido culpada de um delito de branqueamento de capitais. Desde o passado 4 de Dezembro está em liberdade condicional.

Maria Isabel Pantoja na musica "Asi Fue"

Musica com Historia 151215762

Annie Villeneuve (nascida em 05 de maio de 1983) é uma cantora e compositora franco canadiana. Participou da primeira temporada da Academia esctrela em 2003. Cantou em francês o hino oficial dos jogos olímpicos de Vancouver 2010, “Eu acredito”.

Villeneuve cresceu rodedada de música e participou no coro de sua igreja. Mais tarde, ela se juntou ao coro La chorale des jeunes Saguenéens. 

Em 2003, Villeneuve foi nomeada para os prémios três ADISQ. Ela estrelou o show de televisão Annie Villeneuve acústica. No verão de 2007, co-organizou o show artístico de notícias da TV Flash.


No Outono de 2012, Annie lançou seu terceiro álbum, Telle qu'elle. Ela diz sobre isso que ela é realmente orgulhoso dessas canções, desde que ela escreveu e compôs quase cada um. Suas canções discutir muitos assuntos sérios e pessoais. Sua canção Le sais-tu? É actualmente um dos mais populares da música em rádios Quebec.

Annie Villeneuve com a musica "Quand je ferme les Yeux"

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Musica com Historia 141215761

Reconhecida internacionalmente, é uma voz raríssima de Contralto, Ana Moura estreou-se com Guarda-me a Vida na Mão de 2003, lançando seguidamente Aconteceu em 2004. Canta, também, em vários em locais da noite lisboeta e deu-se a conhecer na televisão ao lado de António Pinto Basto, em Fados de Portugal.

Para Além da Saudade (2007) é o álbum que se segue, contendo músicas como Os Búzios ou O Fado da Procura. Com este disco Ana Moura ficou conhecida do grande público português, também devido às aparições em programas como Contacto e Família Superstar, ambos na SIC, e no Sexta à Noite, de José Carlos Malato, na RTP. Estas aparições na televisão ajudaram-na a promover este disco, conseguindo alcançar a Tripla Platina, por vendas superiores a 55 mil unidades, e a permanecer 120 semanas no TOP 30 de Portugal.

Com o mesmo disco recebeu uma nomeação para os Globos de Ouro, na Categoria de Música, para Melhor Intérprete Individual, que acabou por perder para Jorge Palma.

Em 2007, Ana Moura participou no concerto dos Rolling Stones no Estádio de Alvalade XXI, em Lisboa, cantando, em dueto com Mick Jagger, o tema “No Expectations” da banda britânica.

Depois de dois grandes concertos nos Coliseus do Porto e de Lisboa, Ana Moura lança finalmente o seu primeiro DVD ao vivo, a 24 de Novembro de 2008, que obtém grande sucesso junto ao público, pelo seu excelente alinhamento.

Tema é o primeiro a ser extraído do sexto álbum da fadista que sucede a "Desfado". Ainda sem título, o sexto disco da cantora foi produzido por Larry Klein e gravado nos Village Studios, em Los Angeles. 

"Um dia de Folga" com Ana Moura é a musica de hoje.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Musica com Historia 111215760

O ano passado foi o de arranque internacional do famoso pianista etíope Girma Yifrashewa, até agora limitado ao circuito local. Tendo iniciado a sua carreira musical com a arpa etíope, o Krar, Yifrashewa depois mudou para o piano para poder desenvolver o seu enorme talento.

Depois de ter feito parte da sua aprendizagem em Bulgaria, na sequencia do falecimento do reputado compositor Ashenafi Kebede, Yifrasewa, decidiu seguir seus passos e lançar-se em encrever musica influenciada pelo estilo do seu mentor. O resultado foi “Love & Peace, um disco delicioso a piano que nos evoca a paisagem de terras distantes.


Cinco longas canções baseadas na musica etíope contemporânea. Um disco perfeito de um talento a seguir.

Vamos apreciar "Love & Peace" de Girma Yifrashewa

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Musica com Historia 101215759

Nasceu em, Moçambique, entrou na música nos anos 70, nos princípios dos anos 80,emitando as músicas do Wazimbo, o seu ídolo com sonho de ser músico profissional, deixou o país nos princípios da década para Swazilândia, Botswana e depois para África do Sul, onde fez a licenciatura em música, ganhou a fama com seus albuns "echoes from the past" editado em 1997 e "essence of rhythm" editado em Junho de 1999 .

Zavala sua terra natal, Chamanculo seu bairro de infância, ficaram no Jimmy recordações que até hoje marcam, "zavala" um título de uma das composições feitas recordando este "borthland" do primeiro album e "echoes from the past" recordando o bairro e amigos com que brincou.


Hoje iremnis ouvir uma outra música de Jymmi Dludlu, com o título de “Inyoni Iya Phapha

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Musica com Historia 091215758

The Beach Boys é uma banda de rock dos Estados Unidos, formada em Hawthorne, Califórnia, em 1961, e é tida como uma das mais influentes da história do rock e do pop. Colocou dúzias de canções nas paradas de sucesso (também colocou quatro compactos no primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos), além de álbuns recordistas de venda. 

Foi incluída no Hall da Fama do Rock and Roll em 1988. Seu álbum Pet Sounds, de 1966, que contém clássicos como "Wouldn't It Be Nice", "Sloop John B", e "God Only Knows", e é considerado umas das maiores obras primas da história da música pop.

O grupo original consistia do cantor-músico-compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. Inúmeras mudanças tanto no estilo musical quanto na formação ocorreram durante a turbulenta existência da banda: os problemas psicológicos, abuso de drogas e o eventual afastamento de Brian; as mortes de Dennis em 1983 e Carl em 1998 e as batalhas legais entre os integrantes do grupo.

Beach Boys está em um dos mais inovadores da história do rock, possuindo em seu repertório uma grande variedade de estilos e influencias musicais; surf rock (primeira metade dos anos 60), música erudita, folkcountry, blues, soul, bossa nova, música havaiana, até hard rock como a All I Want To Do do álbum 20/20 de 1969, entre outros estilos. Contribuiu na sofisticação e experimentação do pop e rock.


California Feelin, foi seleccionado por Brian Wilson numa compilação de 2002 de Capotal Record e inclui uma nova gravação de uma faixa de 1970 inéditas, "California Feelin '" não por The Beach Boys, mas Wilson e sua banda ao vivo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Musica com Historia 081215757

No final de 1970, T-Connection foi uma daquelas bandas que tinham um pé no funk e outra no disco. Os residentes de Miami não eram tão corajoso como o Parliament / Funkadelic ou Cameo, mas eles tiveram mais coragem e tenacidade do que brilhantes Euro-disc funcionavam como Silver Convention, Love & Kisses, and the Machine Munique. Os Álbuns de T-Connection foram desiguais, mas a banda poderiam ser emocionantes.  



Lançado em 1977, o seu primeiro álbum deste grupo americano, Magic, não é perfeito, mas tem mais pontos positivos do que desvantagens. O LP de vinil a espectativa inicial, mas vincou um pouco com a musica "Do What Ya Wanna Do" o contagiante hino disco-funk com que a T-Connection ainda é recordado hoje. 

"Do what yo wanna do" é a musica que iremos ouvir no programa de hoje.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Musica com Historia 071215

Christopher Alan "Chris" Young nasceu em 1985 é um cantor e compositor country americano. Em 2006, ele foi declarado o vencedor do programa de televisão Nashville Star, uma competição de canto que foi ao ar na Rede EUA.


Depois de vencer, ele assinou contrato com a RCA Records Nashville, lançando seu auto-intitulado álbum de estreia no mesmo ano. Produziu dois singles no Hot Country Songs com "Drinkin' Me Lonely" e "You're Gonna Love Me"". Seu segundo álbum, “The Man I Wanna Be”, foi lançado 01 de Setembro de 2009. Ele incluía os singles "Voices", "Gettin 'You Home (The Black Dress Canção)", e a faixa-título, todos que foram ao número um do terceiro álbum de Young, Neon, produziu mais dois números um em "Tomorrow" e "You" em 2011, bem como o Top 20 hit "I Can Take It from There" em 2012. 

Em 2013, seguem-se a produção de 3 novos singles como os de sucesso "Aw Naw", "Who I Am with You", e "Lonely Eyes". Seu novo single, "I'm Comin' Over” que foi o primeiro single de seu quinto álbum de estúdio, lançado em Maio deste ano.

Vamos ouvir "I´m Comin´ Over" de Chris Young.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Musica com Historia 041215755

As Seychelles, que é uma cadeia de ilhas independente no Oceano Índico, anteriormente uma colónia tanto da Grã-Bretanha como  de França, tem um tipo distinto de música. A Musica folclórica incorpora influências do ingles, a contradança, musica polca e mazurca, mas também do francês e pop. Ainde verifica-se influencias de musica sega das Ilhas Maurícias e da Ilha da Reunião, Taarab, Zouk, Soukous, Moutya e outros géneros pan africanos, da polinesia e musica indiana.

A forma complexa de percussão de música chamada Kanmtole é popular, juntamente com combinações de Sega e Reggae chamados Seggae e combinações de Moutya e Reggae chamado Mouggae, como é Montea, uma fusão de ritmos folclóricos nativos com queniana benga desenvolvida por Patrick Victor. Jean Marc Volcy é outro músico famoso Seychelles que trouxe um toque moderno a música tradicional. 


Vamos ouvir Patrick Victor hoje e a musica Kostepep locéan Indien

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Musica com Historia 031215754

Cadence-lypso é uma fusão de cadência Rampa do Haiti e calypso de Trinidad e Tobago. Originado na década de 1970 pelo band Exile One da republica Dominicana  na ilha de Guadalupe, espalhou-se e tornou-se popular nos clubes de dança de Dominica e nas Antilhas francesas.

A figura mais influente no desenvolvimento da Cadence-lypso foi o grupo Dominicana Exile One (com base na ilha de Guadalupe), que combina música calypso do Inglês falando do Caribe e da rampa cadência do Haiti com influências de jing de ping, a música tradicional Dominicana.

Até o final da década de 1970, Gordon Henderson de Exile One definiu Cadence-lypso como "uma síntese de padrões musicais caribenhos e africanos fusão do tradicional com o contemporâneo". Ele foi empurrado na década de 1970 por grupos de Dominica, e foi o primeiro estilo da música Dominicana a conquistar o publico internacional.

Além de Exile One, outras bandas incluídas as Grammacks, Black Roots, Black Machine, Naked Feet, Belles Combo, Mantra, Black Affaire, Liquid IceWafrikaiMidnight GrooversBill-O-Men e Milestone,, enquanto os cantores mais famosos incluídos Bill Thomas, Chubby Marc, Gordon Henderson, Linford John, Janet Azouz, Sinky Rabess, Tony Valmond, Jeff Joseph, Mike Moreau, Anthony Gussie e Ophelia Marie eram os mais populares de cadência-lypso na década de 1980.

Cadence-lypso foi influenciado pelo movimento nacionalista Rastafari e Black Power. Muitos grupos fizeram canções com essas posições ideológicas, e grande parte do repertório era xcantava na língua kwéyòl.


Destaque no programa de da musica “Aie Mam Mam“ de Black Affaire

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Musica com Historia 011215753

Cubanito 20.02, formada em 2002, como seu nome sugere, e lançou seu primeiro álbum, Soy Cubanito, em 2003.

As origens do grupo estão em hip hop. Em meados da década de 1990, os três membros, Haniel Gonzalez Martinez, Javier Duran Webb, e José Angel Sastre Perez, apreciadores do Rap formaram, o grupo Primera Base e tiveram grande desempenho no festival de rap de Havana em 1995.

Os Cubanito 2002 constituídos pelos ex membros da Primera Base foram os grandes dinamizadores do hip hop e reggaeton em Havana.

Apesar das letras de título da faixa do primeiro álbum ("Eu sou um rapper, antes de tudo, quer você goste ou não ..."), seu primeiro sucesso de rádio em Havana, Matame, apresenta um som reggaeton.


O estilo reggaeton tocado inicial mente pela “Primera Base”, foi bastabte criticado pelos apreciadores dp Hip hop, como tendo um efeito de retardamento, face aos géneros tradicionais. O grupo de hip hop popular, Los Aldeanos (grupo local) lançou uma paródia de Matame como uma crítica à popularidade crescente de reggaeton sobre hip hop.

Cubanito 2002 com a musica "Pideme"

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Jovens solidarios de Fernando Po levam natal à Portelinha

A Associação de Jovens Solidários de Fernando Pó está a promover uma campanha social no bairro se lata de Portelinha com o objectivo de angariar fundos para patrocinar um Natal para as crianças.


Com isso querem dar um lanche e brinquedos as crianças e tornar um natal mais feliz e brilhante à esses pequenos.


Yannick Rocha membro da Associação Jovens Solidários esteve o programa 40 Graus e trouxe outras informações que poderá acompanhar na conversa que se segue.

Musica com Historia 011215752

A Musica Rai é um estilo musical da Argelia e foi reconhecida pelo governo argelino em 1985, depois de anteriormente ter sido cesurada pela sua ideologia e suas letras liberais e criticas. O rai em árabe significa “Opinião” é para os jovens argelinos o que o Hip Hop significa para os americanos ou o rap para os ocidentais  e o reggae para os Jamaicanos.

Em diferentes ocasiões podemos desfrutar desses três estilos musicais fundidos com o rai.

Antigamente proibido pelos moralistas islâmicos, cantava-se rais em tabernas e botecos. Bailarinas e músicos cantavam os prazeres da vida e criticavam os valores do sistema vigente. Foi quando surge o rai moderno, a opinião de rua, a arte musical com tendências liberais e uma opinião sem censura.

Mas este estilo musical não agrada a todos e a prova disso é que um dos mais famosos cantores de rai, Cheb Hasni, foi assassinado por fundamentalistas islâmicos, quando regressava a casa depois de uma gravação.


Vamos ouvir no Programa de hoje Hasni Faiçal na interpretação de “Jabatni Sekra”.