terça-feira, 11 de agosto de 2015

Musica com Historia - 110815672

Hoje vamos falar de Gift Amuli. Trata-se de um músico do Zimbabwe, cuja carreira esta de certa forma ligada à história recente de música desse país africano. Com efeito Gift integrou um grupo musical inicialmente pertencente a mina Zvishavane do Zimbabwe e que actuava somente nos limites das localidades habitadas por trabalhadores Mineiros.

Formado nos anos 80 ", o grupo constituído de seis elementos - Mutero, Njira Tengani, Tito, Ncube, Kelazi Osborne, Davison Matsheza e o proprio Amuli, formaram o Zvishavane Souds que tinha responsabilidade social da mina Zvishavane, da qual recebeu equipamento musical para ser pago com as gravações.

Depois da década de 90 inicio a queda do grupo, obrigando os membros a tomar destinos destinos. Com a decadência da mina, alguns integrantes emigraram para a Africa do Sul, sendo Amuli um deles.

De regresso da Africa do sul, onde esteve a trabalhar, Amuli adquiriu novos equipamentos e lançou o álbum intitulado Munozvigona Sei. Fez parceria com alguns música da época para reviver Zvishavane Sounds. 

Vamos ouvir Gift “Case Amuli com a música “Wamatuka

Sem comentários:

Enviar um comentário