segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Musica com Historia - 081214496



No início dos anos 1950, arqueólogos desenterraram diversas tábuas de argila do século 14 a C. Encontradas na antiga cidade síria de Ugarit, estas tábuas continham sinais cuneiformes do idioma Hurrita – pertencente ao povo Hurrita, que viveu na antiga Mesopotâmia. O texto encontrado acabou por ser a música mais antiga já descoberta, um hino de 3.400 anos de idade. Anne Draffkorn Kilmer, professor de Assiriologia na Universidade da Califórnia, nos EUA, produziu a interpretação que você vê na imagem em 1972. Desde as suas publicações iniciais na década de 60 sobre o achado, outros estudiosos publicaram suas próprias versões.

Segundo Richard Fink, em um artigo de 1988 na revista Archeologia Musicalis, a descoberta confirma a teoria de que “a escala diatónica de 7 notas, bem como a harmonia, existiam há 3400 anos”. Isso vai contra os pontos de vista da maioria dos musicólogos que acreditam que a harmonia no mundo antigo era praticamente inexistente (ou mesmo impossível) e que a escala só surgiu com os gregos, 2000 anos atrás. Richard Crocker, colega de Kilmer, afirma que a descoberta “revolucionou todo o conceito da origem da música ocidental”.

Debates académicos de lado, como a música mais antiga do mundo soa? Ouça uma versão abaixo e descubra por si mesmo. Sem dúvida, o teclado midi não era o instrumento que os sumérios escolheriam para tocar a canção, mas é suficiente para nos dar uma ideia de como seria essa estranha composição – embora o ritmo seja apenas um palpite.

Sem comentários:

Enviar um comentário