terça-feira, 30 de setembro de 2014

António Aurélio Gonçalves, 30 anos depois




Faz hoje 30 anos que António Aurélio Gonçalves morreu, no seu Mindelo natal, vítima de atropelamento cinco dias antes, na avenida marginal, quando regressava de mais um passeio diário à praia da Laginha.
António Aurélio da Silva Gonçalves nasceu em S. Vicente a 25 de Setembro de 1901. Partilhou a sua infância entre S. Vicente e Santo Antão, tendo frequentado também o Seminário de S. Nicolau, onde completou os estudos preparatórios.

Seguiu para Lisboa em 1917 onde viria a permanecer por um período de 22 anos, a frequentar várias faculdades, tendo-se formado finalmente em Ciências Historico-Filosóficas na Faculdade de Letras, iniciando aí a sua obra literária.

Em 1939 regressa definitivamente a Cabo Verde onde permanecerá até a altura da sua morte, vítima de atropelamento, a 30 de Setembro de 1984.

Em S. Vicente, Aurélio Gonçalves, foi exímio professor no Liceu e na Escola Técnica e nos últimos anos da sua vida deu preciosa colaboração à cadeira de literatura cabo-verdiana do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário.

A sua originalidade como escritor está na sua arte de narrar, graças às condições da sua formação intelectual e literária durante os seus longos anos em Lisboa, pois nas suas obras exibe traços deterministas à maneira do realismo-naturalismo novecentistas, o que o torna um dos escritores cabo-verdianos mais realizados.

Vamos ouvir um depoimento de Carlos Gonçalves, Jornalista e sobrinho de António Aurélio Gonçalves. Carlos Gonçalves, foi criado e educado, por este seu tio. Com ele viveu sob o mesmo tecto desde a tenra infância até aos seus 21 anos. Acompanhe aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário