terça-feira, 30 de setembro de 2014

António Aurélio Gonçalves, 30 anos depois




Faz hoje 30 anos que António Aurélio Gonçalves morreu, no seu Mindelo natal, vítima de atropelamento cinco dias antes, na avenida marginal, quando regressava de mais um passeio diário à praia da Laginha.
António Aurélio da Silva Gonçalves nasceu em S. Vicente a 25 de Setembro de 1901. Partilhou a sua infância entre S. Vicente e Santo Antão, tendo frequentado também o Seminário de S. Nicolau, onde completou os estudos preparatórios.

Seguiu para Lisboa em 1917 onde viria a permanecer por um período de 22 anos, a frequentar várias faculdades, tendo-se formado finalmente em Ciências Historico-Filosóficas na Faculdade de Letras, iniciando aí a sua obra literária.

Em 1939 regressa definitivamente a Cabo Verde onde permanecerá até a altura da sua morte, vítima de atropelamento, a 30 de Setembro de 1984.

Em S. Vicente, Aurélio Gonçalves, foi exímio professor no Liceu e na Escola Técnica e nos últimos anos da sua vida deu preciosa colaboração à cadeira de literatura cabo-verdiana do Curso de Formação de Professores do Ensino Secundário.

A sua originalidade como escritor está na sua arte de narrar, graças às condições da sua formação intelectual e literária durante os seus longos anos em Lisboa, pois nas suas obras exibe traços deterministas à maneira do realismo-naturalismo novecentistas, o que o torna um dos escritores cabo-verdianos mais realizados.

Vamos ouvir um depoimento de Carlos Gonçalves, Jornalista e sobrinho de António Aurélio Gonçalves. Carlos Gonçalves, foi criado e educado, por este seu tio. Com ele viveu sob o mesmo tecto desde a tenra infância até aos seus 21 anos. Acompanhe aqui.

Musica com História - 300914447



Never Be The Same Again é uma musica da cantra britânica Melanie C que foi lançada no terceiro single do álbum de estreia a solo em 2000.

O disco entrou para o número um no Singles Chart britânicas, rebaixando o de colegas de  Spice Girls Geri Halliwell "Bag It Up" para baixo para a quarta posição. "Never Be the Same Again" tornou-se o primeiro single solo de Chisholm a chegar a número um. Vendeu 144 mil cópias na primeira semana

A partir de Maio de 2013, a canção vendeu mais de 423.000 cópias no total, tornando-se o oitavo best-seller de 2000. A canção foi um sucesso em outros mercados, liderou as paradas em sete países, e vendeu mais de um milhão de cópias em toda a Europa

Melanie C em "Never Be The Same Again"

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Musica com Historia - 290914446



Elsa Mangue começou a cantar ainda muito nova, mas foi na década de 80 que o seu nome se espalhou pelo país todo.

As suas canções eram carregadas de sentimentos intensos e de uma espiritualidade angustiante. Mas, foi graças a esse género forte que veio a tornar-se a primeira cantora moçambicana a conquistar um prémio internacional na categoria de “Cantora Revelação”.

Em 1980, a cantora inicia a sua carreira artístico-musical interpretando músicas inspiradas no quotidiano moçambicano. Ela tinha como referência o falecido músico Fany Mpfumo de quem interpretou o tema “Tindjombo”.

Um dos últimos grandes momentos desta artista foi a participação na final de uma da das edições do “Top Feminino”, parada que a Rádio Moçambique aboliu, em 2006, para introduzir o “Top Ngoma”. Da referida vez, Elsa Mangue participou com a canção “Xindzekwana”. Foi a primeira cantora moçambicana a ser distinguida pela RFI, Radio France Internacional.

Em 1987, Elsa Mangue recebe o prémio reservado à “Cantora Revelação”, em Paris, mercê da interpretação do tema “Wa Gwira”. No seu repertório constam vários temas como, por exemplo, “Ma Original” e “Xindzekwana”. A sua última aparição em público, num grande espectáculo, foi em 2004. Desde aquele ano para cá as suas apresentações eram esporádicas devido ao seu estado de saúde.

A cantora moçambicana Elsa Mangue morreu esta segunda-feira, 22, vítima de doença prolongada. Vamos ouvi-la na interpretação de um tema gravado ao vivo.

sábado, 27 de setembro de 2014

Musica com Historia - 260914445



Musica com historia hoje vai destacar um dos significados inerentes à palavra sul africana “Kwela” "Listen to the Man”.

No fundo a palavra é um apelo ao reconhecimento à condição humana durante o período de Apartheid na África do sul.

Kwela é também um estilo dançante nesse país e um ritmo musical que evoluiu a partir da Jazz, com inclusão de instrumentos e sons sul africanos.

A música de hoje, embora inicialmente gravada por Harry Belafonte em 1997, refere-se ao período da segregação racial na África do sul, que terminou em 1994. Iremos recuperar uma interpretação mais recente do grupo de vozes sul africano Mafikizolo.

Convosco a Musica “Kwela – Listen tothe man”.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Enano Torres faz workshop em Mindelo e na cidade da Praia

O programa 40 Graus, teve esta tarde como convidado Enano Torres, palhaço espanhol que se encontra a participar na 20ª edição do Festival Internacional de Teatro de Mindelo, uma participação no evento deste que há já oito anos pisa os palcos deste evento cultural.
Enano Torres em conversa com a Morabeza Rádio

Muito embora tivesse falado, quase que por obrigação, da sua participação no Festival Off deste Mindelact com “Flamenclown”, no Teatrolândia como contador de história, ou ainda em Red Chocolate, a conversa com Enano Torres, que também é assistente social, centrou-se mais nas actividades sociais que pretende desenvolver em Cabo Verde.

 Na qualidade de membro da Associação Remédios do Riso, Enano Torres, esteve de visita ao Hospital Batista de Sousa em Mindelo, onde teve encontros com membros da Direcção, com vista a realização de um workshop destinado à médicos e enfermeiros que trabalham nas áreas ligadas às crianção.

Esta formação vai permitir aos participantes o domínio de conhecimentos que possam contribuir para a melhoria de qualidade de vida das crianças hospitalizadas e seus familiares, minimizando ou aliviando o drama do ambiente hospitalar através da promoção da alegria e brincadeira, do afecto e do calor humano.

O workshop terá lugar nos Hospitais Centrais, de Mindelo e da cidade da Praia. Acompanhe a animada conversa com este médico de risos.