quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Musica com Historia 140814414



A bachata é um ritmo musical e uma dança originários nas favelas da República Dominicana na década de 60. Considera-se um híbrido do bolero (sobretudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais como por exemplo o cha-cha-cha e o tango.

O chamado Bolero, ritmo latino-americano, dos anos 30 até aos anos 50 fazia as delicias do povo dominicano, e, com esta influência, nasceu a Bachata nos finais da década de 50. No entanto, apenas nos anos 80 teve o seu reconhecimento e foi lançada mundialmente a fim de aumentar o turismo na ilha. Com a ajuda de cantores que se popularizaram, tais como Juan Luis Guerra e Victor Victor na década de 90, e Luís Días nos anos 80, trouxeram uma nova expressão musical.

Bachata desempenha o mesmo espírito melancólico, nostálgico e animosidade entre outras expressões musicais latino-americano, conhecida como o tango-canção do bairro de Buenos Aires, onde combinaram a animosidade apaixonado (o amor-ódio), com a nostalgia do emigrante e migrantes. Tal como se sabe esta nostalgia Bachata na expressão musical de facto, o período coincidiu com o pico da cultura sub-urbana a partir da migração rural-urbana desde 1961. Durante esse período ficou conhecido como “Bitter Música” neste sentido que evoca nostalgia.

O bolero na cultura latina tem sido, tradicionalmente, uma música romântica, lidando com temas como engano e poder do amor. Na Bachata tal como no Blues norte americano, canta-se sobre a dor e dificuldade, o amor e a paixão…

Musica com Historia com "Frio Frio" na interpretação de Juan Luis Guerra e Romero Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário