quarta-feira, 14 de maio de 2014

Musica com Historia 140514348



Alif Naaba do seu nome verdadeiro, Noura Mohamed Kaboré Alif Naaba, é autor e compositor de Burkina Faso. Nascido em 1982 em Koudougou, rapidamente mergulha na música tradicional, através de melodias que ouvia da sua mãe, que era compositora.
 
Na procura de originalidade, Alif Naba combinou jazz, pop-folk e música tradicional Moagha para criar um estilo próprio de meditação, com melodias e humores e muita  emoção. Combinando o som de sua guitarra e cabaças de percussão djembe com outros instrumentos de música moderna Alif Naaba escereveu belas páginas da música contemporânea de Burkina Faso.
 
Em 1999, ele gravou a Glance Metis, seu primeiro álbum, que conquistou grande sucesso e o prémio de melhor artista da diáspora concedido por “Kundés”, Burkina Faso Music Awards.
 
Em 2005, “Foo”, seu segundo álbum, confirma o seu sucesso e é carinhosamente apelidado de “O Príncipe de Konkistenga”. Com este álbum, Alif Naaba recebe o prémio de Melhor canção francesa para “Kundé”.
 
Wakat, lançado em 2009, é o terceiro álbum do artista, que será eleito o melhor de 2010 pelo jornal” Daily Observer Paalga”.
 
Em 2012, Alif Naaba foi vencedor do "Visa para a criação." Como tal, ele fez vários shows entre Kigali, Rwanda, Paris na França e Ouagadougou, em Burkina Faso. O fruto do seu trabalho, o seu quarto álbum, é apresentado ao público 16 de Maio de 2013: é chamado de "Yiki" ("Levanta-te"). Na sequência, Alif Naaba continua com uma turnê de 11 shows em 10 países da África, do Leste, do Sul e do Oceano Índico. Também organiza concertos em França e África, e participou de festivais de prestígio.
 
Nos seus trabalhos, Alif Naaba deixa transparecer as reflexões sobre os valores da humanidade. Cada título é um consolo, um pedido de mais calor, um convite para despertar o anjo que está em cada acção para a criança em perigo.

Musica com Historia hoje estará com AlifNaaba e “Yiki”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário