segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Musica com Historia 170114271



“Los Kjarkas” é uma banda tradicional de música andina da Bolívia. Desde a década de 1960 está na activa e é considerada a mais conhecida banda do género em todo o mundo. Fundada em 1965 na cidade de Capinota pelos irmãos Hermosa (Wilson, Castel e Gonzalo), assim como Édgar Villarroel, o nome da banda tem origem na palavra quíchua qarka, que significa "força".

"Chorando Se Foi" é uma tradução não autorizada de "Llorando Se Fue", uma canção acústica gravada pelo grupo de música andina boliviana “Los Kjarkas” e musica do “Cuarteto Continental” do Peru. O uso não autorizado resultou em um processo entre os integrantes do “Los Kjarkas” e o produtor Jean-Claude Bonaventure que terminou em um acerto financeiro entre os dois lados que cuja quantia nunca foi publicada. A tradução para o Português foi feita por Olivier Lorsac, pseudónimo de Chico de Oliveira.

Posteriormente O Grupo “Los Kjarkas” autorizou em 1985, as versões em português de Márcia Ferreira e José Ari. A Musica Lorando se fue com Los Kjarka.

Sem comentários:

Enviar um comentário