terça-feira, 18 de junho de 2013

Neuza lança Flor di Bila no dia 29


No proxino dia 29 de Junho, Neuza conta lançar o seu disco de estreia  "Flor di Bila", que contem 13 faixas musicas e gravadas inteiramente na ilha do Fogo. Esta tarde conversamos com a artista e ficamos a conhecer alguns aspectos do trabalho que produzir o disco e saber melhor que é a Neuza. Acompanhe a conversa aqui.

Conheça melhor a biografia de Neuze incluida na pagina da Harmonia

 Neuza, nasceu na cidade da Praia em 1985. Sua mãe, que se mudara para a capital do país na década de oitenta, em busca de melhores condições de vida, cantava nos bares da cidade em troca de comida, tabaco e bebida, enquanto Neuza ficava na humilde casa de pedra coberta de palha ao cuidado das irmãs mais velhas.

Aos seis anos, Neuza perdeu a mãe, vítima de doença grave, causada pelo excesso de consumo de tabaco, e passou a viver com a sua madrinha, com quem conclui os seus estudos. Viveu durante esse período entre as ilhas do Fogo e Santiago.

Na memória e no coração, Neuza guardou o som das melodias que desde sempre escutara, cantadas por sua mãe, tendo muito cedo aprendido a cantar as músicas tradicionais da ilha do Fogo. O fatídico destino da mãe, levou-a a recear o caminho da música, tendo optado, quase como defesa, por uma vida comum, um trabalho normal, que lhe permitisse garantir o sustento da sua pequena filha.

Aos 24 anos a trabalhar num restaurante local, Neuza despertou o interesse de colegas e de quantos a escutavam, insistindo que usasse o microfone e cantasse para o público. Nervosa, Neuza avançou e começou assim, dia após dia, a ser apreciada e reconhecida por quem frequentava o local.

Algum tempo depois destas primeiras actuações onde trabalhava, a convite do músico Manuel de Candinho, Neuza actuou num restaurante da capital e recebeu o seu primeiro cachet, tendo sido um momento de imenso significado na sua vida.

Começou então a actuar em outros espaços da capital a convite de outros artistas, tendo em uma das ocasiões sido abordada por Francisco Cruz, até então seu desconhecido, que lhe falou que poderia conhecer alguém que valorizasse o seu talento. Oportunamente, Francisco convidou o amigo Djo da Silva, conhecido produtor cabo-verdiano, para assistir a uma sua actuação num bar da cidade da Praia. José da Silva acabaria por lhe propor a gravação do que virá a ser, o seu primeiro disco.

Sem comentários:

Enviar um comentário