quinta-feira, 4 de junho de 2015

Musica com Historia - 040615624

Filho de um faroleiro e de mãe doméstica, Costa Neto nasceu em 1959 no dia 5 de Outubro às 00,00 horas, no último edifício a sul de todo o território de Moçambique, o farol da Ponta do Ouro, na montanha onde o seu pai se encontrava destacado.

Entrou para o ensino primário em 1965 numa missão católica colonial portuguesa em Matutuine, Moçambique.

Em 1976, pós-independência, regressa à escola, seguindo o ensino técnico, e desiste dos estudos em 1980, recusando-se a um encaminhamento oficial obrigatório à carreira docente. Desde então dedica-se exclusivamente à música, ingressando no mesmo ano no “Grupo 1″ de música ligeira moçambicana.

Em 1981, funda com companheiros seus o grupo musical “M’bila”, um dos grupos que mais revolucionou a música urbana moçambicana, o qual dirigiu até à sua extinção em 1988. Entretanto, o seu primeiro grupo musical fora o “ABC 78″, cujo nome foi por si sugerido aquando da sua fundação em 1978.

Considerado por muitos como o mais fiel intérprete da música Moçambicana na Europa, tem sido por isso convidado a representar o seu país em alguns dos mais mediáticos eventos onde se requer a presença da cultura moçambicana, destacando-se a participação no concerto de encerramento da conferência “GALEGO EM PÓ” em Santiago de Compustela, Galiza, a participação em três edições do festival “PORTAFRICAS”, o encerramento das comemorações em Roma do 10º aniversário dos acordos de paz de Moçambique, a representação de Moçambique no festival “ENCONTROS LUSÓFONOS”, em Lisboa, 2004, a participação no concerto “MUSIC AFRICA” em Roma, 2006.


Música com História apresenta Costa Neto e o tema “Ainda verei o sol nascer”.

Sem comentários:

Enviar um comentário