quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Musica com Historia 140813153



Músico emblemático da cena musical criativa da worldmusic, Ray Lema, nasceu na Republica Democratica do Congo mas desde 1980, vive na França. Em 2009  a Jazz Sinfônica de São Paulo, sob a direcção do Maestro João Mauricio Galindo,  gravou 13 dos seus títulos . O resultado é uma revisão cuidadosa e original  de uma obra altamente plural.

Criança, Ray Lema começa por estudar a música de Bach, Mozart e os compositores da escola clássica europeia. Ray Lema tornou-se  um músico e compositor famoso, e tem uma obra bastante fornecida, sempre conseguiu manter nas suas composições o encontro entre as tradições africanas e a música avant-garde. Mas não foi até 2009, na ocasião dos dois concertos com a Jazz que ele teve a oportunidade de reunir todas suas paixões musicais.

Convidado na programação oficial do Ano da França no Brasil, é com a cumplicidade da Jazz Sinfônica de São Paulo, sob a direção de João Mauricio Galindo, que algumas das suas obras foram adaptadas para a orquestra. Depois de ouvir mais de cem composições do compositor nascido na RDC, o maestro escolheu 13 dentro delas e ele organizou o concerto em movimentos seguindo o modelo das sinfonias clássicas.



Sem comentários:

Enviar um comentário