quarta-feira, 10 de julho de 2013

Musica com Historia 100713128


No Musica comn historia de Hoje vamos falar dos primórdios da musica semba e obrigatoriamente referirmo-nos ao Ngola Ritmos que surgiu em 1947, por iniciativa do guitarrista Liceu Vieira Dias e Nino N'dongo. O objectivo do grupo era preservar a cultura angolana e afirmar a identidade nacional numa tentativa de reacção à imposição colonialista. 

O grupo cantavam canções na sua maioria de origem popular, em kimbundu, numa altura em que o estilo semba como um um novo género musical, que consiste numa mistura de vários ritmos, como o cidrália, o lisanda, o cabocomeu, o caixa corneta e o cabetula, permitindo ligar a música popular rural ao espaço urbano. Canções como "Muxima", "Mbiri Mbiri", "Kwaba Kuale", entre outras, tornaram-se grandes sucessos e o grupo começou a fazer as primeiras gravações em fita, nas emissoras.

 Mais tarde, com a guerra, veio o recolher obrigatório, o que impedia qualquer actuação à noite e, com o passar do tempo, o grupo foi envelhecendo, o que agravou a agilidade e força de outrora. Ngola Ritmos morreu antes do tempo, mas apesar das limitações, o trabalho do grupo influenciou novos músicos, como Elias Dia Kimuezo, Kiezos, Jovens do Prenda, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário